Respostas
Olá,
Vou dar uma breve explicação dos modelos citados.
Fordismo, teve início em aproximadamente 1914, foi implantado por Henry Ford. Tem como principais características: a produção em larga escala, padronização do produto vendido, linha de montagem, alienação do trabalhador, pois, este trabalha executando uma pequena parcela de todo o processo produtivo. Esse modelo trás consequências para o país em casos de crise econômica, já que a produção é em larga escala, quando o governo declara crise as pessoas não tem dinheiro para comprar, esses bens ficam acumulados no estoque da loja. Henry Ford, construiu a primeira empresa automobilística baseada nesse modelo, o primeiro carro a ser produzido foi o Ford T/ carro negro. A produção levava em média 14 segundos para acontecer. Um bom exemplo desse modelo é o filme "Tempos Modernos'' (tem disponível no youtube)
Taylorismo, desenvolvido no início do século XXI por Taylor, tem como principal objetivo o aproveitamento da mão de obra. Nesse modelo, preocupa-se em obter o melhor de cada funcionário, originando desse modo produtos com qualidade, sendo possível melhorar a qualidade do trabalho os operários, esse modelo se propunha a economizar o máximo em termos de esforço produtivo. tem interesse em controlar as linhas de produção.
Espero ter ajudado!
O Taylorismo é uma teoria administrativa criada pelo americano Frederick Winslow Taylor e cujo objetivo principal é racionalizar o trabalho e assim aumentar a produtividade.
O Taylorismo visava alcançar a fragmentação máxima do trabalho, de forma a minimizar os movimentos e tarefas supérfluas, bem como o tempo de aprendizado.
Taylor dividiu a execução do trabalho em movimentos individuais, analisou-os para determinar quais eram essenciais e cronometrava os funcionários realizando suas funções. No Taylorismo, a remuneração era estabelecida segundo a produtividade de cada indivíduo.
Segundo Taylor, a tarefa da gerência era determinar a melhor maneira do funcionário fazer seu trabalho, fornecer ferramentas e treinamento adequados, além de incentivos para um bom desempenho.
As consequências desse princípio foram um aumento da produtividade, dos lucros e do salário. Contudo, a frustração dos operários cresceu, pois estes ficavam restritos em apenas uma função.
Características do Taylorismo
Divisão do trabalho em tarefas específicas;
Aumento da produtividade;
Grande nível de subordinação.
O que é o Fordismo?
Fordismo
Aspecto de uma linha de montagem fordista
O Fordismo é um princípio organizador do trabalho desenvolvido por Henry Ford em 1908, sendo um desdobramento do Taylorismo.
No Fordismo, manteve-se o mecanismo de produção e a organização da gerência utilizada do sistema anterior, porém foi adicionada a esteira rolante, estabelecendo um ritmo de trabalho mais dinâmico.
Essa filosofia de fabricação também se baseava na produção industrial em massa e visava alcançar maior produtividade através da padronização da fabricação. Este objetivo era alcançado através da divisão do trabalho em tarefas menores, onde cada funcionário é responsável por uma etapa.
A minimização de custos e aumento da produtividade fazem com que os preços dos produtos caiam, porém, esse método acaba por desqualificar os funcionários.
Henry Ford foi o primeiro a entender que seus operários eram também consumidores dos seus produtos e, por isso, limitou o expediente a 8h diárias e aumentou o salário de seus funcionários.