Respostas
Teocentrismo é a doutrina que considera Deus o centro de todo o Universo e responsável pela criação de tudo o que há nele. Esta filosofia era amplamente defendida na Idade Média e baseada nos preceitos da Bíblia.
Para os teocentristas, o chamado "desejo divino" era considerado superior a qualquer vontade ou racionalidade humana. Desta forma, todo tipo de pensamento que não fosse considerado sagrado era pecaminoso, como o prazer humano, por exemplo.
O teocentrismo medieval considerava a Bíblia cristã e Deus como as únicas verdades de todo o universo. Qualquer tipo de ideia empirista ou científica era fortemente reprimida pela igreja na época, fazendo com que a mentalidade teocêntrica permanecesse forte na população por séculos.
É a crença medieval da Idade Média (entre os séculos V e XV.) de que Deus estava no centro de tudo e comandava todos nós. Isso explicava o porquê da Igreja Católica ser tão predominante na época, pois a doutrina era de que Deus representava o Universo (exemplo: Deus decidia seu destino e quem tentasse alterar, era um pecador que morreria no Inferno).