Através de um método de alfabetização de jovens e adultos, criado na década de 1960, Paulo Freire contribui até os dias de hoje no direito ao aprendizado da leitura e escrita. A sua proposta quando um dia for colocada em prática, não haverá mais aulas sem conexão com a realidade, haverá sim, coerência sobre o que se diz e o que se faz, tornando a escola um espaço para participação e exercício da cidadania e não um lugar sem sentido. A proposta desta atividade consiste em analisar as relações dos aspectos considerados relevantes nas aulas da plataforma e o vídeo “Paulo Freire e o legado para a educação” (abaixo) da Universidade Federal de Minas Gerais OBJETIVOS 1) Articular as situações apresentadas nas aulas e no vídeo 2) Demonstrar compreensão por meio do pensamento crítico; 3) Respeitar os prazos estabelecidos para postagem; CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO A nota será atribuída considerando o que segue: - Abordagem do tema proposto: Analisar as relações dos aspectos considerados relevantes nas aulas e o vídeo “Paulo Freire e o legado para a educação” da Universidade Federal de Minas Gerais - Argumentação. - Compreensão de um tema por meio do pensamento crítico.
Respostas
respondido por:
12
O método freiriano, explicitado no texto acima, representa uma das abordagens mais importantes para o processo de aprendizado dos estudantes, sobretudo para estudantes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), os quais lutam pela redução da discriminação e preconceito.
Desta forma, observa-se que o método freiriano permitiu o desenvolvimento do senso crítico a partir das práticas pedagógicas, levando os alunos a conhecerem melhor o meio e as políticas em que estão inseridos, favorecendo a busca por melhores condições sociais.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás