Respostas
René Descarte (1596-1950)corresponde a corrente filosófica dos racionalistas, surgida com o Iluminismos, o qual terá seu auge com Rosseau, Voltaire e o movimento enciclopedista d'Alambert e Diderot. Esse movimento e esses pensadores são considerados os inspiradores da Revolução Francesa
Ele é quem vai realizar uma das maiores revoluções em todo campo educacional, tanto é assim que até nos dias hodiernos o sistema estudantil é denominado de cartesiano. Esse sistema refere-se a dicotomia em vários campos, tendo como destaque o que ele fez em relação à Fé e a razão. A sociedade ainda estava embebida desse espírito medieval, e ele foi quem rompeu.
Assim sendo, para refutar toda essa época anterior, desenvolve sua principal teoria que é a dúvida metódica. Todo conhecimento tem que se basear inteiramente em sua origem física e duvidando de todas as informações que possam aparecer, inclusive daquelas as quais já se possa ter alguma informação, das impressões e, até mesmo, dos próprios sentidos externos e internos. Sobretudo daqueles que se remeta a algum campo sobrenatural. Somente após ter analisado ponto por ponto, poderia se aceitar tal informação. Dessa maneira cunhou seu termo principal que é o das ideias claras e distintas.
Outro ponto pelo qual se utilizará para fazer toda sua reforma será pela matemática. Dizia ele que assim como a matemática é precisa e inerrante, assim também tem que ser o homem. Ter ideias fundamentadas na razão e nada na Fé.