Nos Estabelecimentos que prestam serviços assistências à saúde, existem muitas ocasiões em que os colaboradores deste segmento enfrentam situações de risco no trabalho considerando-as, entretanto, corriqueiras, não lhes dando a devida importância e pouco fazendo para que não se repitam. Evidências científicas têm mostrado que esses trabalhadores submetem-se aos vários agentes de riscos ocupacionais em seus ambientes de trabalho e nem sempre utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados. São diversos os riscos ocupacionais a que estão submetidos os trabalhadores da área da saúde; entre eles encontram-se os riscos biológicos, os físicos, os químicos, os psicossociais e os ergonômicos. Tais riscos predispõem os trabalhadores a se tornarem enfermos e a sofrerem acidentes de trabalho, quando medidas de segurança não são adotadas. Visando reduzir situações dessa natureza um Grupo Técnico (GT) composto por profissionais do segmento foi encarregado de elaborar o texto da nova Norma Regulamentadora (NR). Esta norma recebeu o número 32. A construção do texto dessa NR foi experiência ímpar, diante do pioneirismo da iniciativa, por parte do Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil (MTE), atendendo às várias solicitações nesse sentido, das entidades que representam as diversas categorias de trabalhadores da saúde.
ROBAZZI, Maria Lúcia do Carmo Cruz; MARZIALE, Maria Helena Palucci. A norma regulamentadora 32 e suas implicações sobre os trabalhadores de enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 12, n. 5, p. 834-836, 2004 (adaptado). Disponível em: . Acesso em: 07 mar. 2019.
Considerando a relevância e o marco legislativo no que tange a saúde do colaborador em serviços de saúde, sobre a NR32 é correto afrimar que:
Alternativas
Alternativa 1:
A norma tem por objetivo regulamentar o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).
Alternativa 2:
Esta norma estabelece a necessidade de as empresas possuírem uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
Alternativa 3:
A norma prevê a implantação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) para determinadas empresas, de acordo com grau de risco.
Alternativa 4:
A norma determina que a exposição ao calor deve ser avaliada por meio do Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo (IBUTG), usando termômetro de bulbo úmido natural
Alternativa 5:
Tal norma tem por finalidade agrupar o que já existe no país em termos de legislação, estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.
Respostas
respondido por:
1
acredito que a alternativa 5
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás