• Matéria: Filosofia
  • Autor: gabrielcaen
  • Perguntado 7 anos atrás

a filosofia é a filha da cidade ?

Respostas

respondido por: H4Y45H1
11

A filosofia teve início no século VI a. c., surgiu quando a razão começou a difundir-se na história da humanidade. Para se desenvolver foram necessários alguns fatos do período arcaico, como a invenção da escrita e da moeda, a lei da escrita, e a fundação da pólis.

A escrita foi importante, pois ela gera uma nova idade mental, porque a postura de quem escreve é diferente daquela de quem apenas fala.

A moeda após sua invenção, desempenhou um papel revolucionário, por vincular-se ao nascimento do pensamento racional crítico.

O nascimento da pólis marcou um começo, por ter provocado grandes mudanças na vida social e nas relações humanas. A pólis fez com que as pessoas daquela época, discutissem e argumentassem mais, foi aí que a expressão por meio de debate deu origem a política.

Com grandes acontecimentos e o desenvolvimento da mente humana, as pessoas começaram a se perguntar sobre questões que naquela época, não teriam respostas: quem somos? De onde vinhemos? Para onde vamos? Foi aí que surgiu a Filosofia,no intuito de buscar respostas concretas.

Naquela época, para explicar algo havia sempre um mito, fazendo com que as pessoas não conheçam além do óbvio. A Filosofia surge para “contrapor” o mito. Pois, enquanto o mito é uma narrativa cujo conteúdo não se questiona, a Filosofia problematiza e, portanto, convida à discussão. A Filosofia busca a coerência interna, a definição rigorosa dos conceitos.

Aprende-se que a Filosofia surge para encontrar respostas obvias para questões que envolvem a sociedade. Contrariando os mitos que não são abertos a discussão como a Filosofia.

Perguntas similares