7. (Unicamp-SP) Depois um surto de uma doença misteriosa (início com febre, coriza, mal-estar, dores abdominais, diarreia, manchas avermelhadas espalhadas pelo corpo) que acometeu crianças com até cinco anos de idade em uma creche, os pesquisadores da Unicamp conseguiram sequenciar o material genético do agente causador da doenga e concluiram que se tratava de um vírus. Um segmento dessa seqüência era UACCCGUUAAAG.
a) Explique por que os pesquisadores concluíram que o agente infeccioso era um vírus. Trata-se de um vírus (provavelmente um retrovírus), pois apresenta como material genético exclusivo, um segmento de RNA.
b) Dê duas características que expliquem por que os vírus não são considerados seres vivos. Os vírus não são considerados seres vivos porque não apresentam estrutura celular, nem metabolismo próprio, sendo, portanto, dependente das células por ele parasitadas.
c) Sabendo-se que a seqüência mostrada acima (UACCCGUUAAAG) dará origem a uma fita de DNA, escreva a seqüência dessa fita complementar.
Respostas
A) por que apenas os vírus conseguem usar RNA como banco de material genético.
B) Não apresentam estrutura celular, nem metabolismo, nem conseguem se reproduzir.
C) ATGGGCAATTTC.
A principal característica dos vírus é a necessidade de parasitar células vivas, já que não possuem vida.
Ainda podemos citar a capacidade dos vírus de usarem RNA como banco de informações genéticas.
Espero ter ajudado!
Após um surto de uma doença misteriosa pesquisadores da Unicamp sequenciaram o material genético. Um segmento dessa sequência era UACCCGUUAAAG. Sobre essa descoberta:
a) Os pesquisadores concluíram que o agente infeccioso era um vírus, pois o material genético sequenciado se tratava de uma molécula
de RNA.
b) Duas características que explicam o fato dos vírus não serem considerados seres vivos são:
- Inexistência de uma estrutura celular; e
- Ausência de metabolismo próprio.
c) A sequência que dará origem a fita de DNA é: ATGGGCAATTTC
Sobre os vírus:
Denominamos vírus organismos microscópicos, compostos de DNA (Ácido Desoxirribonucleico) ou RNA (Ácido Ribonucleico), chamados acelulares, ou seja, não presentam célula.
O fato de não apresentarem célula é fundamental para serem considerados seres vivos, segundo a Teoria Celular, essa é uma estrutura necessária para os organismos serem englobados em tal classificação.
As bases se pareiam em um sequenciamento complementar, da seguinte forma:
- Uracila (U) ⇔ Adenina (A)
- Adenina (A) ⇔ Timina (T)
- Citosina (C) ⇔ Guanina (G)
- Guanina (G) ⇔ Citosina (C)
Saiba mais sobre vírus: https://brainly.com.br/tarefa/43816666
#SPJ3