1) A obra Iracema foi escrita no século XIX, mas conta uma história que se refere ao processo inicial da colonização brasileira. Qual o sentido simbólico apresentado pela obra Iracema e que se refere ao início da história do Brasil?
2) Dê três exemplos de idealização romântica existentes na obra
3) O que Iracema abandona para seguir seu amado Martim? Simbolicamente, o que isso pode revelar sobre a relação índio X português no processo de colonização do Brasil?
4) Quais são os conflitos enfrentados por Iracema? E quais os enfrentamentos por Martim? Na sua opinião, quem precisou se sacrificar mais para a concretização do amor?
Respostas
(A)- Imaginação criadora/Subjetividade
Criações não existentes no mundo real, mas na imaginação do autor sim. Iracema é era descrita de uma forma totalmente diferente dos índios que realmente existiam nas matas do Brasil.
” O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque com seu hálito perfumado
-Sentimentalismo
O sentimentalismo está presente em toda a obra de José de Alencar.
“Sofreu mais d’alma que da ferida”
-Escapismo
Religioso- “O cristão repeliu do seio a virgem indiana. Ele não deixará o rasto da desgraça na cabana hospedeira. Cerra os olhos para não ver; e enche sua alma com o nome e a veneração de seu Deus: – Cristo !… Cristo! …”
Escapismo para os sonhos- “Agora podia viver com Iracema, e colher em seus lábios o beijo, que ali viçava entre sorrisos, como o fruto da corola na flor.Podia amá-la, e sugar desse amor o mel e o perfume, sem deixar veneno no seio da virgem
(B)Abandona seu grupo e se une com um homen branco
(C)Conflito:guerras por disputa de terras e o conflito amoroso de Iracema.
Na minha opinião Iracema se sacrificou mais pq mesmo consciente do papel social que desempenha para seu povo, não a impedediu de abandonar tudo e todos por Martim, o que nos sugere que em nosso passado histórico forjado nas letras o elemento estrangeiro dominou e conquistou o novo mundo pela paixão servil que inspirou.