Respostas
Na contemporaneidade, com o advento da tecnologia, houve mudanças significativas na rotina do brasileiro. Dessa forma, percebe-se que as atividades físicas e o cuidado com a saúde tem ficado em segundo plano. Nesse contexto, há dois fatores que não podem ser negligenciados, como o desenvolvimento de doenças, em decorrência desse novo cotidiano e, a falta de infraestrutura nas cidades para a realização de atividades físicas simples.
Em primeira análise, cabe pontuar que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 60 milhões de pessoas são sedentárias. Por conseguinte, o baixo gasto calórico semanal, desencadeia um ambiente propenso para evolução de doenças, tais como diabetes, osteoporose, câncer, doenças cardiovasculares, problemas na coluna, entre outros. Ademais, todas essas disfunções reduzem a qualidade de vida do indivíduo, impossibilitando-o de realizar tarefas habituais.
Além disso, convém frisar que grande parte dos municípios carecem de ciclovias, “pedestrovias” e academias populares. Como resultado, pessoas que não possuem renda para arcar com atividades físicas particulares são impossibilitadas de exercitarem-se, dando espaço ao sedentarismo. Outrossim, cidadãos arriscam-se no meio de carros, ônibus e motocicletas, praticando exercícios como caminhada e ciclismo, buscando assim uma vida mais saudável.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. É imprescindível que o Governo Federal, junto aos governos municipais, elabore um plano de obras visando estruturar as cidades com ciclovias, academias populares e “pedestrovias”, com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos moradores e reduzir o número de pessoas sedentárias e portadoras de doenças causadas por esse mal. Também é essencial que as autoridades realizem mutirões para promover a saúde, com palestras ministradas por médicos e exames de rápido resultado, afim de orientar toda a população sobre a importância de zelar pelo bem-estar físico e mental.
O sedentarismo é fruto de uma vida corrida, bem como, a falta de hábito de pessoas em praticar exercícios, o que pode gerar vários malefícios para as pessoas como baixa imunidade, doenças etc.
Sedentarismo
A vantagem é que para se "curar" do sedentarismo a pessoa depende dela própria, isto é que basta a pessoa começar a praticar exercícios físicos de forma regular para mudar essa realidade.
A pessoa sedentária deve indicar um esporte ou atividade física que ela se identifique, com o objetivo de praticar todas as semanas de forma regular.
Caso a pessoa sedentária não esteja disposta isso, ela terá que aceitar uma vida futura ou até mesmo presente de falta de saúde e indisposição.
Saiba amis sobre sedentarismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/4829810
Bons estudos!