Respostas
Tendo como motivo as necessidades da II revolução industrial, que exigia não apenas matéria prima, mas também um extenso mercado consumidor, os países industrializados europeus deram inicio a uma corrida de colonização.
Com objetivo colonizar o maior numero de terras possíveis, as grandes potências da época dividiram a África e Ásia ( Mas principalmente a África) numa divisão de "escritório". Nessa divisão, nenhuma destas nações pensou, ou se importou o bastante com o fato de que a estes continentes não eram unificados. Haviam centenas e centenas de reinos e tribos independente, e inimigas que, com o imperialismo, foram unidas sob uma mesma bandeira, e por um tempo, enquanto dominadas, mantiveram a paz.
No entanto, após se esgotarem os recursos naturais, e/ou o interesse da potência europeia em determina região, os povos que tinham sido obrigados a manterem a paz, não tinham mais quem os impedisse de lutar uns contra os outros.
Desta maneira, um dos principais e catastróficos efeitos do imperialismo sob esses continentes foi a eclosão de diversas guerras civis. Além é claro do esgotamento dos recursos primários dos povos colonizados, que resultou na miséria que hoje assola vários países destes dois continentes .