A formação dos Estados modernos foi um processo de concentração do poder politico e de formação de regimes absolutistas. Sobre esse tema, leia as seguintes afirmativas, em seguida justifique o erro das afirmativas falsas.
1- A expansão marítima e a Revolução Comercial lançaram as bases da formação do Estado Moderno, já que provocaram o desenvolvimento econômico dos estados europeus e o enriquecimento de seus monarcas
2- A formação dos estados modernos implicou a substituição gradual do direito feudal por leis inspiradas pelo direito romano
3- Do ponto de vista economico, os Estados modernos se configuraram por uma ampla liberalização das atividades produtivas, ja que seus governantes acreditavam que a adoção de praticas comerciais liberais era a melhor forma de desenvolver a economia.
4-A centralização do poder politico resultou na organização de um tipo especifico de estado, o absolutismo monárquico. Nessa forma de estado, o rei tinha uma autoridade quase absoluta para governar seus territórios.
Respostas
1 - V; 2 - F; 3 - V; 4 - F.
Se estamos falando dos Estados modernos, estamos falando diretamente da prática de capitalização dos bens e dos lucros e que foram se desenvolvendo principalmente em estados liberais, que permitiam negociações, venda e troca dos mais diversos produtos.
Sendo assim o poder passa a se concentrar nas mãos de quem tem os maiores lucros e isso não quer dizer necessariamente de um rei monarca que comanda todas as ideias e possibilidades locais.
Resposta:
1-F
2-V
3-F
4-V
Explicação:
Justificativa da 1
Apesar da Expansão Marítima e da Revolução Comercial, a Europa atravessou diversos momentos de crise entre os séculos XV e XVIII. A produção agrícola, por exemplo, não cresceu na mesma proporção que a população. Os alimentos encareceram e a fome provocou revoltas populares. Ao mesmo tempo, o continente foi sacudido pelas guerras religiosas desencadeadas pela Reforma protestante. Outras guerras deveram-se à disputa por limites territoriais e pela supremacia do comércio marítimo.
Justificativa da 3
Os pensadores políticos argumentavam que somente um governo fortemente centralizado seria capaz de pôr fim à desordem comercial que estava ocorrendo na época.