A Teoria política é uma disciplina que se dedica ao estudo das filosofias e ideias políticas. Desta forma, os conteúdos são amplos e perpassam diversos assuntos. A compreensão de alguns conceitos facilita bastante o entendimento da sociedade e do contexto em que estamos inseridos. Norberto Bobbio, na sua obra “Teoria das formas de governo”, explicou sobre uma divisão de categorias que são amplamente utilizadas até hoje.
Sendo assim, baseando-se no livro da disciplina, comente sobre os conceitos de:
regimes políticos, formas de governo e sistemas de governo. Cite exemplos de países que se adequam a cada categoria. Por exemplo: Você poderá descrever um pouco sobre cada categoria definida por Bobbio e em seguida pesquisar países que estejam contemplados pelas formas descritas – caso você queira pode dividir a resposta em tópicos para facilitar a explicação.
Respostas
qual e essa materia ? responde
Resposta:
REGIME POLITICO
Regime político, na ciência política, é o nome que se dá ao conjunto de instituições políticas por meio das quais um Estado se organiza de maneira a exercer o seu poder sobre a sociedade. Cabe notar que esta definição é válida mesmo que o governo seja considerado ilegítimo. O regime político ser:
Autoritário: as decisões políticas são tomadas pelos governantes independentemente dos interesses e das vontades da população. Podemos tomar como exemplo os regimes militares, ditatoriais, tirânicos. Atualmente, destacamos como exemplo o regime da Síria, da Coreia do Norte, entre outros.
Democrático: regime político no qual o poder emana do povo, vinculado à noção de soberania popular, como governo do povo, pelo povo e para o povo. O regime democrático foi adotado pela maioria dos países europeus e americanos, após as Revoluções Burguesas – Revolução Industrial, Revolução Americana e Revolução Francesa. Sendo que a democracia pode ser:
Direta: com participação popular nas decisões do Estado, em especial por meio de consultas populares, tais como referendos e plebiscitos;
Indireta: as decisões são tomadas pelos representantes eleitos do povo. Esse é o modelo de democracia representativa. Esse modelo de regime democrático foi adotado no Brasil durante o regime militar (1964-1985);
Semidireta: é a associação dos outros dois modelos de democracia – direta e indireta. Esse é o regime político brasileiro, no qual os representantes são eleitos popularmente e, em casos específicos, são chamadas consultas populares – referendos e/ ou plebiscitos – para a decisão, como, por exemplo, na questão do porte e venda de armas em 2005.
FORMAS DE GOVERNO
Formas de governo na ciência política, chama-se forma de governo o conjunto de instituições políticas por meio das quais um Estado se organiza a fim de exercer o seu poder sobre a sociedade, que podem ser:
Monarquia: caracterizada por se tratar de um governo vitalício (até a morte do governante), hereditário (o governo passa de pai para filho) sem atribuição de responsabilidades por possíveis erros em sua gestão. O governo está associado à figura do governante. Atualmente, existem alguns países que adotam o modelo de monarquia constitucional, os quais associam o poder do monarca com o poder do povo nas decisões, como, por exemplo, o Canadá, a Espanha, a Dinamarca, entre outros.
República: é a forma de governo na qual o governo pertence ao povo, em outras palavras, o Estado é de todos. Na república, os governantes são eleitos por mandatos temporários e são responsabilizados pelos seus atos de gestão.
SISTEMAS DE GOVERNO
Na ciência política, o sistema de governo é o modo pelo qual os poderes se relacionam, especialmente o executivo e o legislativo, podemos distinguir da seguinte forma:
Presidencialismo: é o sistema de governo baseado na função de chefe de Estado do governante. Essa função significa, em linhas gerais, chefe do poder executivo e representante diplomático. Esse é o sistema de governo brasileiro.
Parlamentarismo: refere-se ao sistema de governo no qual as funções de governo e de chefe de Estado pertencem a autoridades diferentes. Outra característica importante do sistema parlamentarista é que o chefe do governo não é eleito pelo povo, mas, sim, pelo parlamento, podendo ser deposto por decisão parlamentar. O exemplo mais claro do sistema parlamentarista é o governo da Inglaterra, no qual a monarquia é representada pela Rainha Elizabeth, que é a chefe de Estado, mas o chefe de governo é o primeiro-ministro eleito pelo parlamento inglês.