Respostas
No nosso país existem duas modalidades de ensino, o público e o privado.
Nos anos 60/70/80 a educação pública no país era uma das melhores e somente havia migração para o ensino particular alunos que não tinham condições de acompanhar o ensino e por esse motivo optavam pelas escolas particulares onde o aluno literalmente "Pagava para passar".
Com o passar dos anos houve uma degradação da escola pública advinda de políticas educacionais e de proteção ao adolescente que culminaram com o declínio do ensino público. Entre vários outros fatores podemos citar a falta de recursos, segurança, infra-estrutura, capacitação dos professores, baixos salários como os mais significativos. Hoje o ensino privado ganhou espaço diante das fragilidades do ensino público, sendo que apensa a classe mais privilegiada financeiramente possa fazer uso.
Discute-se ainda a militarização das escolas públicas como modelo para combate à violência, a correção moral dos jovens infratores e problemáticos e a elevação do coeficiente educacional para um patamar mais elevado. Entretanto, a militarização vem encontrado resistência por parte dos pais e de algumas entidades que, acreditando estar protegendo os jovens, acabam por afundar ainda mais o ensino público num poço sem fundo.