Para _______, a _______ está ancorada à aplicação de regras formais e sintáticas, em que a intuição do falante-ouvinte ideal é um fator preponderante para a teoria. A ideia de criatividade vinculada à gramática gerativa e sua forma de competência (abstrata e profunda) surge a partir da noção da _______.(VERONEZ, Manuel. Relações e reflexões entre a competência linguística de Noam Chomsky e a competência discursiva de Dominique Maingueneau. Domínios da Linguagem, v. 10, n. 3, jul./set. 2016.) Para _______, a _______ está ancorada à aplicação de regras formais e sintáticas, em que a intuição do falante-ouvinte ideal é um fator preponderante para a teoria. A ideia de criatividade vinculada à gramática gerativa e sua forma de competência (abstrata e profunda) surge a partir da noção da _______.(VERONEZ, Manuel. Relações e reflexões entre a competência linguística de Noam Chomsky e a competência discursiva de Dominique Maingueneau. Domínios da Linguagem, v. 10, n. 3, jul./set. 2016.)
Respostas
“Para Noam Chomsky, a competência linguística está ancorada à aplicação de regras formais e sintáticas, em que a intuição do falante-ouvinte ideal é um fator preponderante para a teoria. A ideia de criatividade vinculada à gramática gerativa e sua forma de competência (abstrata e profunda) surge a partir da noção da gramática universal.”
A gramática gerativa é uma gramática que se interessa pela competência linguística, ou seja, no saber linguístico dos falantes da língua em questão. O criador da gramática transformacional generativa é Noam Chomsky.
De acordo com o conceito de gramática gerativa, a mesma consiste em um mecanismo finito que possui número finitos de regras, mas que possibilita a geração de um conjunto infinito de frases gramaticais.
Bons estudos!