1. Defina tempo:
2. Explique:
a) tempo da natureza
b) tempo cronológico
c) tempo histórico
3. Como é medido os fatos históricos?
4. Fale sobre a Periodização da História e seu início:
5. O que são marcos históricos?
6. Faça uma síntese do assunto; Os Hominídeos do Gênero Homo
Respostas
● 1) Segundo Aristóteles o tempo é medido quando se numera o movimento. E para que o tempo seja numerado é preciso que haja uma alma, ou seja, deve haver alguém para numerá-lo.
● 2)Explique
a)Não depende da vontade humana, ele passa e é irreversível. Esse tempo pode ser percebido pelo envelhecimento das pessoas
b)É o espaço de tempo em que os acontecimentos desenrolam e os personagens realizam suas ações, no decorrer de um tempo em sequencia.
c)É a escala de tempo usada no estudo da história da humanidade, tendo como unidades o ano, décadas ou séculos.
● 3)O fato histórico é estudado através de vestígios e documentos. As fontes históricas são constituídas por elementos das quais o homem fez e deixou no passado. Os fatos históricos influenciam o futuro, ou seja, o atual mundo é composto dos acontecimentos e feitos anteriores. E São Divididas Em:
milênio: período de 1.000 anos;
século: período de 100 anos;
década: período de 10 anos;
quinquênio: período de 5 anos;´
triênio: período de 3 anos;
Bienal: período de 2 anos;
● 4) Periodização da história é um método cronológicousado para contar e separar o tempo histórico da humanidade. A periodização é o estudo da História Geral da Humanidade que costuma dividir a história humana, por convenção e exclusivamente para fins didáticos.
Início em: Em cinco períodos, épocas ou idades - ao que se denomina periodização clássica da história - como a Pré-história, a Idade Antiga, Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea. As ocorrências significativas para a História Geral, tomando como referência a Europa, e que delimitaram essa divisão são a invenção da escrita(4000 a.C.); a queda do Império Romano (476); a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos e o fim da Guerra dos Cem Anos na Europa (1453); e a Revolução Francesa (1789).[3]
A chamada Pré-história inicia-se com o surgimento do Homem na Terra e dura até cerca de 4000 a.C., com o surgimento da escrita no Crescente Fértil, mais precisamente na Mesopotâmia. Caracteriza-se, grosso modo, pelo nomadismo e atividades de caça e de re-coleção. Surge a agricultura e a pecuária, os quais levaram os homens pré-históricos ao sedentarismo e a criação das primeiras cidades.
Foram feitas grandes descobertas sem as quais hoje seria muito difícil viver:
No Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada: tivemos a descoberta do fogo;
No Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida, ocorreu a revolução agrícola: domesticaram-se animais, e começou-se a praticar a domesticação de espécies vegetais;
Na Idade dos Metais: fundição dos metais e utilização deste no fabrico de instrumentos, o último período da Pré-História demarca o conjunto de transformações que dão início ao aparecimento das primeiras civilizações da Antiguidade, Egito e Mesopotâmia.
Após o homem pré-histórico descobrir a existência de outros povos (civilizações), eles começam a disputar entre si, para determinar quem era o mais forte, onde o grupo perdedor serviria como escravo. Nasce, então, o primeiro método de escravidão.
Após a invenção da escrita, foram estabelecidas quatro idades:
Idade Antiga
Idade Média
Idade Moderna
Idade Contemporânea
● 5)É um evento, um acontecimento importante para a história, ou seja, algo que marcou a história, e é por isso que utiliza-se o termo "marco".
● 6) O termo hominídeo é utilizado para descrever os humanos e os ancestrais extintos, como os Australopithecus. O único representante vivo é o Homo sapiens sapiens. Este grupo encontra-se dentro da ordem dos primatas.
As principais características desta família são: a posição ereta e bípede para deslocamento, aumento da capacidade craniana quando comparado aos outros grupos de primatas e desenvolvimento de dentes pequenos e os caninos não especializados. Posteriormente, surgiram também modificações no comportamento, habilidade de desenvolver utensílios para uso próprio e específico e a linguagem verbal.
● Fontes: Livros
Espero Ter Lhe Ajudado!!!