Explique o que foram as capitanias hereditárias e aponte as razões para o insucesso das mesmas
Respostas
As Capitanias hereditárias foi um sistema de administração territorial criado pelo rei de Portugal, D. João III, em 1534. Este sistema consistia em dividir o território brasileiro em grandes faixas e entregar a administração para particulares (principalmente nobres com relações com a Coroa Portuguesa).
Inúmeros fatores explicam o fracasso das capitanias, como os frequentes ataques de tribos indígenas, falta de apoio econômico por parte da coroa portuguesa aos donatários (responsáveis na administração da capitania), e também a dificuldade de locomoção dessas terras para os grandes centros. Apenas duas capitanias obtiveram sucesso, que foram (Pernambuco e São Vicente), sucesso que veio das lavouras canavieiras.
As capitanias hereditárias foram criadas pelo rei de Portugal como forma de organizar e começar a colonização no Brasil, o país foi dividido em 15 faixas, cada um era comandada por um donatário que estava a serviço do rei, Podemos citar como motivos do fracasso: a grande extensão territorial para administrar (e suas obrigações), a falta de recursos econômicos e os constantes ataques indígenas. e a falta de interesses dos donatários.