Respostas
No fim do feudalismo e instauração do capitalismo, ocorre a Revolução Comercial. Nessa revolução a Europa tenta expandir seu mercado até a Índia. Nessas tentativas foi descoberta a América o que causa o colonialismo americano. A colonização é um processo de dominação total, ou seja não só econômica, mas religião, cultural, política, etc. Esse sistema manteve o Capitalismo Mercantil, no entanto no século XIX ocorrem mudanças, na Inglaterra começa a Rev. Industrial, baseada no sistema fabril, que consegue produzir grandes quantidades a preços menores. É a marca da transição de manufaturas para maquinofatura.
Posteriormente a revolução se espalha pro resto da Europa, esse processo é chamado de II Revolução Industrial. Essa revolução é caracterizada pelo grande progresso científico, o desenvolvimento dos meios de transporte e comunicação e a concentração do capital, com a criação de monopólios. Esse grande progresso influenciou os hábitos das pessoas, os centros urbanos representavam a modernidade, foi criada uma ilusão de que a humanidade vivia um avanço ininterrupto e essa época foi chamada de Belle Époque.
Nessa época houve também a fusão de capitais, bancário e industrial, e surgiu então o Capitalismo financeiro, caracterizado por:
- Trustes: Uma grande empresa compra as empresas concorrentes, que vendem o mesmo tipo de produto.
- Holdings: Uma empresa compra diversas outras empresas que fabricam produtos diferentes, formando um grande empresa com grande variedade de produtos.
- Cartéis: Empresas de um mesmo seguimento combinam preços para que não haja concorrência.