• Matéria: Filosofia
  • Autor: faelpokego
  • Perguntado 7 anos atrás

Me ajudem por favor!!!

Faça uma conclusão a respeito desse texto:

Em se tratando de fé e razão, a filosofia tem como característica o estabelecimento de conceitos cada vez mais racionais através da história e mostra que, desde o início, a relação da fé com razão tem os seus momentos de embate e de reconciliação. Na Grécia Antiga, a Filosofia surgiu como uma tentativa de superar os obstáculos originados de uma fé cega em narrativas de Homero e Hesíodo. Para os seguidores de uma crença religiosa, o espírito é imortal; para a Filosofia, esta é uma afirmação que exige provas concretas.
Por causa dos questionamentos da Filosofia, o Cristianismo se transformou em Teologia, ciência que aborda Deus, mudando os textos da história santificada para teoria. A crença cristã queria fundamentar o seu domínio ideológico, debatendo sobre alguns temas.  Porém ainda há certas crenças que não poderiam ser compreendidas por meio da razão e, sem provas lógicas, apoiando-se na fé, tornam-se enigmas que não podem ser questionados, transformando-se em dogmas.
Na Era Moderna, surgiu o Renascimento que apelava à razão humana e muitos pensadores daquela época, tais como Galileu, Bruno e Descartes, reinventaram o pensamento contra a fé cega das crenças religiosas. O Iluminismo, expressão desse movimento, abarcava a superação das crenças e superstições infundadas, pautando-se na razão. Para a religião, a Filosofia é a ciência da incredulidade; já a Filosofia vê a religião como preconceituosa e desatualizada. Como podemos ver, esse embate entre razão e fé parece ser contínuo e a verdade completa não está em posse de nenhuma das duas doutrinas.

Respostas

respondido por: juniorponte22
0

Que pergunta ein? Isso seria o seu TCC?

Perguntas similares