)
"Cada pessoa - criança, jovem ou adulto - deve estar em condições de aproveitar as oportunidades educativas voltadas para satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem. Essas necessidades compreendem tanto os instrumentos essenciais para a aprendizagem (como a leitura e a escrita, a expressão oral, o cálculo, a solução de problemas), quanto os conteúdos básicos da aprendizagem (como conhecimentos, habilidades, valores e atitudes), necessários para que os seres humanos possam sobreviver, desenvolver plenamente suas potencialidades, viver e trabalhar com dignidade, participar plenamente do desenvolvimento, melhorar a qualidade de vida, tomar decisões fundamentadas e continuar aprendendo. A amplitude das necessidades básicas de aprendizagem e a maneira de satisfazê-las variam segundo cada país e cada cultura, e, inevitavelmente, mudam com o decorrer do tempo" (ONU; 1990, s/pág.)
O texto acima foi retirado da Declaração Mundial que trata sobre Educação para Todos. Esse documento defende a oferta de educação, para todos em todos os países. No Brasil, a obrigatoriedade do ensino como "direito universal", ao se efetivar na prática, permite que seja constatado que:
Alternativas:
a)
O acesso, matrícula e permanência de toda população em idade escolar, é respeitado, conforme descrito na Constituição Brasileira de 1988, por isso no Brasil, não temos alunos fora da escola.
b)
O governo federal se preocupa em disponibilizar investimentos suficientes e complementares à execução de política nacional de educação, com o objetivo de que os profissionais da escola promovam um ensino de qualidade.
c)
Existe certa incompatibilidade entre o direito universal e a prática, já que muitas crianças ainda estão fora da escola, o número de analfabetas é grande e o ensino público em grande parte oferecido é insuficiente ou de baixa qualidade.
d)
A educação de qualidade é visivelmente observável nos espaços que atendem a educação básica, especialmente os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
e)
No Brasil, existe o compromisso de oferta de uma educação de qualidade, a todos os cidadãos, em todas as regiões e em todos os níveis de ensino, prezando sempre por uma educação de excelência e pública.
Respostas
Podemos apontar que há ainda alguma incompatibilidade entre o direito universal e a prática, visto que eles são garantidos pelas Declarações Universais e Constituições de muitos países, mas ainda existem crianças e pessoas cujos direitos não são respeitados.
Ou seja, há crianças sem acesso à comida, dignidade, emprego, água, educação, saúde e uma série de direitos fundamentais, além de pessoas que sequer possuem nacionalidade, outro direito universal.
Letra C.
Abraços!
Resposta:
Adg1 - c) Uma incompatibilidade entre o direito universal e a prática, já que muitas crianças ainda estão fora da escola, o número de analfabetas é grande e o ensino público em grande parte oferecido é insuficiente ou de baixa qualidade.
d) Etnocêntrica.
d) I - II - III.
d) Etnocentrismo.
Explicação:
Corrigido pelo AVA 15-06-21