Um dos solventes para combustíveis utilizados com frequência é o etanol (álcool). Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a porcentagem obrigatória de etanol anidro combustível que deve ser adicionado na gasolina é de 25%, sendo que a margem de erro é de 1% para mais ou para menos. Isso é feito porque o etanol funciona como um antidetonante da gasolina nessas proporções, ou seja, ele aumenta o seu índice de octanagem, resistindo a maiores compressões, porque o poder calorífico do etanol é menor. Além disso, a gasolina com etanol libera menos monóxido de carbono para o meio ambiente.
Para saber se a quantidade de etanol adicionado na gasolina que utilizou para abastecer seu automóvel estava dentro dos parâmetros estabelecidos por lei, Lucas decidiu determinar a quantidade de etanol presente nesse combustível. Para isso, ele fez o seguinte teste: colocou 50 ml de gasolina em uma proveta e, em seguida, adicionou 50 ml de uma solução de cloreto de sódio. Lucas misturou as substâncias e deixou a proveta contendo a mistura em repouso por um tempo. Na sequência, ao analisar a mistura, Lucas verificou que o volume da fase aquosa passou de 50 ml para 65 ml e a da gasolina ficou em 35 ml.
Baseado nisso, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Essa gasolina não está dentro dos limites, pois há 15% de etanol.
b)
Essa gasolina não está dentro dos limites, pois há 20% de etanol.
c)
Essa gasolina está dentro dos limites, pois há 25% de etanol.
d)
Essa gasolina não está dentro dos limites, pois há 30% de etanol.
e)
Essa gasolina está dentro dos limites, pois há 20% de etanol.
Respostas
Essa gasolina não está dentro dos limites, pois há 30% de etanol. Portanto, a alternativa correta é a D.
Temos que o etanol tem mais afinidade com a solução salina do que com a gasolina. Assim, ao misturar a solução de cloreto de sódio, o álcool, antes disperso na gasolina, migrara para a solução salina.
Como a solução salina não é miscível com a gasolina, teremos a separação de fases, uma sendo somente a gasolina e a outra a mistura de solução salina e etanol.
A solução aquosa passa a corresponder a 65 mL. Assim, como foram colocados 50 mL de solução salina, 15 mL corresponde ao volume de etanol inicialmente presente na gasolina. Logo:
15 mL de etanol ÷ 50 mL de gasolina = 0,30 = 30%
Assim, o álcool presente na gasolina correspondia a 30% da mesma.
Espero ter ajudado!
Resposta:
1) Um dos solventes para combustíveis utilizados com frequência é o etanol (álcool). Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a porcentagem obrigatória de etanol anidro combustível que deve ser adicionado na gasolina é de 25%, sendo que a margem de erro é de 1% para mais ou para menos. Isso é feito porque o etanol funciona como um antidetonante da gasolina nessas proporções, ou seja, ele aumenta o seu índice de octanagem, resistindo a maiores compressões, porque o poder calorífico do etanol é menor. Além disso, a gasolina com etanol libera menos monóxido de carbono para o meio ambiente.
Para saber se a quantidade de etanol adicionado na gasolina que utilizou para abastecer seu automóvel estava dentro dos parâmetros estabelecidos por lei, Lucas decidiu determinar a quantidade de etanol presente nesse combustível. Para isso, ele fez o seguinte teste: colocou 50 ml de gasolina em uma proveta e, em seguida, adicionou 50 ml de uma solução de cloreto de sódio. Lucas misturou as substâncias e deixou a proveta contendo a mistura em repouso por um tempo. Na sequência, ao analisar a mistura, Lucas verificou que o volume da fase aquosa passou de 50 ml para 65 ml e a da gasolina ficou em 35 ml.
Baseado nisso, assinale a alternativa correta:
a) Essa gasolina não está dentro dos limites, pois há 15% de etanol.
b) Essa gasolina não está dentro dos limites, pois há 20% de etanol.
c) Essa gasolina está dentro dos limites, pois há 25% de etanol.
d) Essa gasolina não está dentro dos limites, pois há 30% de etanol.
e) Essa gasolina está dentro dos limites, pois há 20% de etanol.
2) A empresa de doces H&M Ltda emprega grande partes dos moradores da cidade na qual ela foi instalada. Em determinada época do ano, a diretoria geral dessa empresa solicitou que fosse realizada uma análise da produção. Os encarregados da análise constataram que 10 funcionários, igualmente eficientes, produzem 200 doces durante um período de 8 horas.
Com base nessas informações, os encarregados da análise determinaram que 15 funcionários, igualmente eficientes, produzem 200 doces em, aproximadamente:
a) 8 horas.
b) 7 horas e 30 minutos.
c) 6 horas e 15 minutos.
d) 5 horas e 20 minutos.
e) 4 horas.
3) "As ferrovias e estações de trem em Minas Gerais, em uso ou não, agora estão protegidas por uma lei, sancionada no Diário Oficial do último sábado (5). Com a nova norma, as linhas e ramais ferroviários agora são considerados de relevante interesse cultural para o estado".
Tendo isso em mente, determinada equipe de engenheiros decidiu verificar as distâncias entre ferrovias visando criar ações para sua manutenção. Para tanto, essa equipe constatou que duas ferrovias A e B distam, em linha reta, 120 km uma da outra, sendo que a distância entre suas representações em certo mapa é de 6 cm.
Se a distância entre as representações de duas outras ferrovias C e D neste mesmo mapa é de 2,5 cm, então a distância real, em linha reta, entre elas é de:
a) 50 km.
b) 100 km.
c) 150 km.
d) 200 km.
e) 250 km.
4) Um arquiteto está elaborando um projeto de um prédio residencial que terá dois modelos de apartamentos: um com dois quartos e outro com três. A planta baixa que o arquiteto encaminhou para a construtora de um apartamento com três quartos é apresentada a seguir:
Sabe-se que o comprimento do apartamento na planta baixa é de 10 cm e que o comprimento real será de 14,8 m. Desse modo, assinale a alternativa que forneça a escala usada pelo arquiteto:
a) 1:88.
b) 1:100.
c) 1:130.
d) 1:133.
e) 1:148.
5) Uma das principais fontes de renda dos moradores da cidade de Verdes Vales é a pesca. Júlio, que é morador dessa cidade, é um grande pescador, sendo conhecido por suas técnicas e pela quantidade de peixe que costuma pescar.
Certo dia, Júlio estava voltando de sua pescaria e, a meio quilômetro da margem do rio, percebeu que começou a entrar água em seu barco, a 20 litros por minuto. Sabe-se que esse tipo de barco pode suportar, no máximo, 75 litros de água sem afundar, além de atingir uma velocidade média de 2 quilômetros por hora.
Com base nessas informações, assinale a alternativa que forneça, em média, quantos litros de água por minuto, no mínimo, Júlio deve retirar do barco para chegar à margem do rio com segurança:
a) 5 litros por minuto.
b) 10 litros por minuto.
c) 15 litros por minuto.
d) 20 litros por minuto.
e) 25 litros por minuto.
Explicação passo-a-passo:
3)
10 funcionário 8 Horas trabalhadas 2oo doce
15 funcionário X Horas trabalhadas 200 doce
15 . X . 200 = 10 . 8 . 200 simplificando da para cortar o 200 dos dois lados
15 X = 80
X = 80 / 15
X = 5, 333...
5 h mas precisamos transformar o 0,333... em minutos
100 = 60 min.
33 = X
100 X = 60 . 33
100 X = 1.980
X = 1.980 / 100 = 19,80
resposta 5 h e 20 min.