Ao tratarmos sobre o ensinar e o aprender em contexto de alfabetização na EJA, estudos apontam que o ato de ler e escrever deve ser concebido como uma atividade dinâmica, e não como “ação mecânica”. Atualmente, no contexto da EJA, a condição de analfabeto justifica que: A) O analfabetismo deve ser entendido como expressão de fracasso, insucesso escolar e alienação. B) O ato de alfabetizar deve estar a serviço da inserção social, da participação democrática do sujeito, e de sua interpretação do mundo. C) Aquele que não sabe ler possui menor conhecimento da vida, uma baixa estima e um sentimento de insegurança e desvalorização de sua própria identidade pessoal. D) De maneira geral o aluno da EJA não necessita aprimorar-se ou capacitar-se para continuar exercendo uma profissão. E) Todos os alunos da EJA, já tiveram uma passagem extensa e sistemática, tratada em suas especificidades pela escola. Questão
Respostas
E) Todos os alunos da EJA, já tiveram uma passagem extensa e sistemática, tratada em suas especificidades pela escola.
Os analfabetos não podem ser vistas como pessoas burras. Todos merecem atenção, ainda mais na educação, uma vez que a mesma permite um olhar mais crítico sobre o mundo.
Sobre essa modalidade de ensino, vale destacar que um dos temas tratados é a inclusão social por meio de debates. Além de que no EJA existe um 'aproveitamento' dos conhecimentos adquiridos de maneira informal pelos alunos que é realizado por meio de exames.
Abraços!
Resposta:
O ato de alfabetizar deve estar a serviço da inserção social, da participação democrática do sujeito e interpretação do mundo.
Explicação:
Corrigido pelo AVA - Avaliação de recuperação - Educação de Jovens e Adultos