Os textos 1 e 2 destacam, respectivamente, as alterações clínicas do paciente com DRC e a importância do trabalho multiprofissional com enfermeiros e nutricionistas para o melhor cuidado com o paciente em hemodiálise. Nesse contexto, relacione a função renal com o desequilíbrio eletrolítico (minerais), e a influência dos componentes da dieta na qualidade de vida e recuperação do paciente dialítico.
Respostas
Observa-se que, em se tratando de pacientes com DRC, o comprotimento renal é evidente, visto que existe a presença de desequiilibrio eletrolítico, uma vez que uma das principais funções dos rins, reside na filtração e excreção de substâncias tóxicas do sangue.
Dessa forma, a dieta baseada em alimentos saudáveis mostra-se essencial para a melhora do quadro do paciente, no sentido de preservar a funcionalidade dos rins que já estão sob efeito da hemodiálise.
A Doença Renal Crônica consiste em uma condição clínica em que o paciente apresenta um quadro de insuficiência renal. Nesse sentido, os rins não filtram o sangue e excretam o que deve ser eliminado de maneira satisfatória. Dessa forma, o desequilíbrio eletrolítico ocorre devido ao fato de que os túbulos renais tornam-se incapazes de excretar os eletrólitos necessários e reabsorver aqueles que devem ser preservados no corpo.
Nesse sentido, orienta-se que os pacientes mantem uma dieta saudável, pautada em uma boa alimentação, e pouca ingestão de sódio (sal). Isso é preconizado devido ao risco de hipertensão arterial decorrente da filtração renal prejudicada.
Outra questão sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/953584