O dengue clássico e a febre hemorrágica do dengue são as arboviroses mais difundidas no mundo, constituindo causas importantes de morbidade e mortalidade, resultando em epidemias de impacto em saúde pública. No Brasil, o primeiro registro, documentado clínica e laboratorialmente, ocorreu em 1982, em Boa Vista (Estado de Roraima), causado pelos sorotipos 1 e 4, quando cerca de 11.000 pessoas foram infectadas. Em 1986, foram registradas várias epidemias de dengue nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Alagoas e Ceará. Reconhecer uma epidemia requer um conhecimento sobre o período de incubação. O período de incubação é o intervalo entre a exposição do indivíduo suscetível ao agente biológico até o início das manifestações clínicas da doença.
FIGUEIREDO, Regina Maria Pinto de et al. Doenças exantemáticas e primeira epidemia de dengue ocorrida em Manaus, Amazonas, no período de 1998-1999. Rev Soc Bras Med Trop, v. 37, n. 6, p. 476-479, 2004.
Sobre os conceitos de epidemia, analise as afirmativas a seguir e assinale verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) O curto período de incubação é estabelecido em um intervalo de horas, o paciente pode informar com precisão sobre a exposição. Um exemplo são as infecções alimentares que tem o período de incubação curto.
( ) O médio período de incubação é delimitado a semanas ou meses, isso pode dificultar a identificação da fonte de contágio de uma determinada doença, como por exemplo a hepatite infecciosa.
( ) O período de incubação pode acontecer por curto intervalo de tempo, que corresponde o intervalo entre o início da exposição e o diagnóstico. Um exemplo são o câncer e as doenças cardiovasculares.
( ) Para investigar os surtos de doenças, os epidemiologistas usam uma medida de frequência da doença chamada de coeficiente de ataque.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a.
F - V - F - F.
b.
V - F - V - F.
c.
F - V - F - V. Correto
d.
V - V - V - V.
e.
V - F - V - V
Resposta: F V F V
Respostas
Alternativa correta é a letra c) F - V - F - V
(Falso ) O curto período de incubação é estabelecido em um intervalo de horas, o paciente pode informar com precisão sobre a exposição. Um exemplo são as infecções alimentares que tem o período de incubação curto. O período de incubação varia de acordo com o organismo e o paciente não é capaz de informar com precisão sobre a exposição.
( Verdadeiro ) O médio período de incubação é delimitado a semanas ou meses, isso pode dificultar a identificação da fonte de contágio de uma determinada doença, como por exemplo a hepatite infecciosa.
(Falso ) O período de incubação pode acontecer por curto intervalo de tempo, que corresponde o intervalo entre o início da exposição e o diagnóstico. Um exemplo são o câncer e as doenças cardiovasculares. O período de incubação, isto é, intervalo de tempo entre a penetração do agente até o aparecimento dos sinais e sintomas da doença, varia muito, podendo ocorrer em grande intervalo de tempo.
(Verdadeiro ) Para investigar os surtos de doenças, os epidemiologistas usam uma medida de frequência da doença chamada de coeficiente de ataque.
Bons estudos!
Resposta:
(Falso ) O curto período de incubação é estabelecido em um intervalo de horas, o paciente pode informar com precisão sobre a exposição. Um exemplo são as infecções alimentares que tem o período de incubação curto. Na verdade é intoxicações alimentares e não infecções.
Explicação: