Durkheim (1960 apud VALENCIANO & AGUIAR, 2018), em suas teses, argumenta sobre a solidariedade como condição vital à vida em sociedade; a dependência entre os agentes que produzem a vida social. Ele considera a existência de dois tipos de solidariedade: a mecânica e a orgânica, as quais se diferenciam pelo grau de complexidade de sua composição. Sobre esses dois tipos de solidariedade e suas características, assinale a alternativa correta.
O sistema capitalista tem como base a solidariedade mecânica, na qual há uma divisão igualitária do trabalho entre os indivíduos.
Alternativa 2:
Na solidariedade mecânica, há uma relação indireta do indivíduo com a sociedade. Ele se posiciona como determinante da vida social.
Alternativa 3:
A solidariedade orgânica é típica das sociedades complexas, como a capitalista. O principal fator que a define é a grande divisão de trabalho e a cadeia de dependência entre os agentes sociais.
Alternativa 4:
Nas redes de dependência entre os elementos que compõem a solidariedade orgânica, há uma grande semelhança de funções. Cada uma das partes parece demasiadamente em sua função e organização.
Alternativa 5:
A dependência entre as partes é mais fácil de ser compreendida na solidariedade orgânica. Nela, os componentes são fruto dos mesmos elementos e ambientes de convivência. Dessa forma, há um padrão, uma homogeneidade no comportamento.
Respostas
Alternativa correta é a 5 a dependência entre e as partes é mais fácil de ser compreendida na solidariedade orgânica .
A alternativa 5 está correta.
Para entender melhor sobre a solidariedade, podemos incluir o pensamento de Durkheim, que definiu o fato social, e, suas diferenciações a partir do pressuposto que a sociedade de organizava a partir de um mecanismo bem estruturado.
Nesse contexto, todos são iguais dentro das diferenças, pertencendo a um mesmo ambiente, característica da solidariedade orgânica, refletida também pelo autor.
Ele apresenta três características sendo:
A coercitividade;
A Exterioridade;
A Generalidade.
Assim, o fato social normal, faz parte da generalização do mesmo na sociedade, já o fato social patológico está fora da abrangência da ordem social, como uma quebra dos princípios da constituição por exemplo.