Qual(is) a(s) diferença(s) entre "transtorno BIPOLAR" e "transtorno de personalidade limítrofe/BORDERLINE" ?
Respostas
transtorno bipolar são dividos por quadros clinicos:
Transtorno bipolar tipo 1: pacientes apresentam pelo menos um episódio maníaco e períodos de depressão profunda. Antigamente, o transtorno bipolar do tipo 1 era chamado de depressão maníaca
Transtorno bipolar tipo 2: pacientes nunca apresentaram episódios maníacos completos. Em vez disso, elas apresentam períodos de níveis elevados de energia e impulsividade que não são tão intensos como os da mania (chamado de hipomania). Estes episódios se alternam com episódios de depressão
Uma forma leve de transtorno bipolar chamada ciclotimia envolve oscilações de humor menos graves. Pessoas com essa forma alternam entre hipomania e depressão leve. As pessoas com transtorno bipolar do tipo II ou ciclotimia podem ser diagnosticadas incorretamente como tendo apenas depressão.
Os principais sintomas do transtorno de personalidade borderline são:
instabilidade emocional, ansiedade, comportamentos impulsivos, demonstrações inadequadas de raiva, baixa autoestima, insegurança, tendência ao suicídio, dificuldade em aceitar críticas e regras, intolerância às frustrações e medo do abandono.
No caso do transtorno de personalidade borderline, as sessões de acompanhamento psicológico costumam ser suficientes para que a pessoa consiga enfrentar o distúrbio e retomar seu equilíbrio emocional.