A respeito do pensamento filosófico acerca da liberdade ao longo do tempo, analise os seguintes enunciados:
I – Para o filósofo grego Sócrates, o homem livre é aquele que consegue dominar seus sentimentos e seus pensamentos, ou seja, dominar a si próprio. Por isso ele pregava a importância do autoconhecimento.
II- Para o filósofo medível Santo Agostinho, o homem não tem completa liberdade, pois o sistema capitalista oprime obriga a todos a agir de acordo com o padrão pré-estabelecido. Somente uma revolução poderia dar liberdade ao homem.
III- Para o filósofo inglês John Locke, a liberdade é um direito natural e inalienável do homem, porém, a liberdade só é legítima dentro da lei. Neste sentido, advoga sobre a importância da política para organizar a vida social.
IV- Para o filósofo contemporâneo Gyorgy Lukás, o trabalho consciente é um agente de liberdade, pois insere o homem em um dever ser. O homem quando trabalha produz possibilidades novas e alternativas para sua realidade.
Estão corretos os enunciados:
Escolha uma:
a. I, II e III.
b. II e III.
c. III e IV.
d. I, II e IV.
Respostas
respondido por:
1
I é verdadeira, de modo que, para Sócrates, sábio era aquele que conhecia a si mesmo, e isto se fazia por meio da reflexão.
II é falsa, Agostinho é muito anterior ao capitalismo e defendia que a liberdade humana era uma dádiva divina.
III é verdadeira, sendo considerado como o "pai ideológico" da Revolução Americana.
IV é verdadeira, de modo que, por meio da conscientização no mundo do trabalho os seres humanos construíram a sua própria liberdade e o socialismo.
jhennnifher:
oii
respondido por:
0
Resposta:
C
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás