Respostas
A escultura egípcia antiga procurava representar os deuses e os faraós para capacitar a população a vê-los em suas formas físicas. Ela estava intimamente ligada à arquitetura, que, por sua vez, voltava-se para a construção de templos e de tumbas. As paredes desses lugares eram revestidas com gesso e entalhadas – um método mais fácil do que esculpir na pedra. Nelas também se colocavam estátuas de deuses, do falecido rei ou rainha, de funcionários públicos, escribas e outros grupos. Além disso, retratavam-se objetos menores de uso doméstico e diário.
As cenas das paredes das primeiras tumbas egípcias apresentam atividades como caça, pesca e ambientes agrícolas; atividades artísticas e comerciais; tarefas domésticas etc. Tais relevos mostram uma crença confiante no futuro como uma espécie de extensão da vida presente.
Todas essas esculturas eram feitas em vários tamanhos. São representativos os enormes colossos de governantes e as pequenas figuras (shabtis) que eram colocadas nas tumbas e que representavam os trabalhadores que acompanhariam o falecido na vida após a morte.