• Matéria: Matemática
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

Para Platão, filósofo grego que viveu entre os séculos V e IV a.C., o mundo no qual vivemos se constitui de aparências. Isto é, os carros, as casas, objetos decorativos, chaves, carteira e tudo aquilo que nos rodeia são meras cópias imperfeitas de um mundo perfeito, o mundo ideal. Assim, no mundo ideal, existiria a cadeira perfeita, o carro perfeito, a chave perfeita, e o ser humano, ao idealizar isso e tentar reproduzi-lo, constrói uma cópia imperfeita do real. E com a matemática não seria diferente. No mundo ideal, também existiriam as formas matemáticas, tais como números, objetos geométricos etc. Assim, com base nessa informação, analise as asserções a seguir:

I. Na visão platonista, tudo que é trabalhado na matemática deriva do mundo ideal, e, dessa forma, o matemático realiza o processo de "descobrir" as relações existentes e que não são criadas por ele, visão oposta à de seu discípulo Aristóteles.

Porque

II. Na visão aristotélica, havia a valorização do empirismo como fonte do conhecimento, e, desse modo, partia-se do mundo real, por meio da percepção sensorial, para comprovar as verdades matemáticas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira;

Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
16

Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Para Platão, as questões que a matemática envolve são derivadas do mundo ideal, em que o matemático precisa descobrir as relações que existem e que o mesmo cria. Essa visão é oposta pela defendida por Aristóteles.

Pois para Aristóteles, existe uma valorização do empirismo considerado fonte de conhecimento. Sendo assim, a visão aristotélica defende que o mundo real é resultado da percepção sensorial e comprova as verdades matemáticas.

Bons estudos!

respondido por: annaaparecida
2

Resposta:

Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Explicação passo-a-passo:

Perguntas similares