Paciente admitido na unidade de emergência do hospital, em ventilação espontânea, consciente e orientado, sinais de leve desconforto ventilatório. O fisioterapeuta responsável, durante a sua avaliação, observou a ausculta pulmonar sem ruídos adventícios, presença de taquipneia, extremidades frias e pouco perfundidas, além de saturação periférica de oxigênio (SpO2=85%), com sinal irregular do oxímetro.
Considerando o contexto do caso apresentado, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. No caso exposto, o paciente não apresenta hipoxemia, pois a saturação periférica encontra-se no seu valor de normalidade.
b.
No caso exposto, é possível afirmar alteração de oxigenação, pois a oximetria de pulso foi avaliada de forma fidedigna.
c.
No caso exposto, é possível afirmar que o paciente apresenta sinais de hipoxemia, pois o valor da SpO2 encontra-se abaixo do valor esperado.
d.
Em todos os casos de alteração de oxigenação deve ser analisada de forma invasiva com a coleta de sangue, pois a oximetria de pulso não é confiável.
e.
No caso exposto, não é possível ter certeza se o paciente encontra-se hipoxêmico, pois a oximetria pode estar com a leitura prejudicada.
Correto
Questão 2
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Paciente internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sob Ventilação Mecânica Invasiva (VMI), sedado, com sinais de desconforto ventilatório. Na avaliação da Ausculta Pulmonar (AP) o fisioterapeuta intensivista observou sons graves contínuos e som agudo na inspiração.
Considerando o contexto do caso apresentado quanto à avaliação da AP, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
No caso exposto, o paciente apresenta líquido nas vias aéreas e crise de broncoespasmo, o que justifica o desconforto ventilatório.
b.
No caso exposto, o paciente apresenta ausculta pulmonar normal, ou seja, sem ruídos adventícios.
c.
No caso exposto, o paciente apresenta obstrução das vias aéreas, possivelmente devido a retenção de secreção pulmonar. Correto
d.
No caso exposto, o paciente apresenta crise de broncoespasmo (bronco-constrição) severa.
e.
No caso exposto, o paciente apresenta presença de atrito pleural, possivelmente causado por infecção respiratória.
Questão 3
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A função muscular respiratória é determinada pela força e endurance, descritas como a capacidade de gerar força máxima e a capacidade de manter uma tarefa muscular específica ao longo do tempo, respectivamente. A manovacuometria é um método de avaliação que permite quantificar de forma não invasiva, rápida e segura a força das pressões respiratórias máximas: a pressão inspiratória máxima (PImáx) e a pressão expiratória máxima (PEmáx), que podem ser medidas por meio de um manovacuômetro, como mostrado na imagem a seguir:
Manovacuômetro
Manovacuômetro analógico. Disponível em: . Acesso em: 01 dez. 2018.
Em relação ao contexto apresentado, sobre força muscular respiratória, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeira ou (F) Falsa:
( ) A avaliação da PImáx pode predizer a necessidade de intubação.
( ) Não é possível esse tipo de avaliação em pacientes intubados.
( ) A instabilidade hemodinâmica é uma contraindicação para a realização da avaliação.
( ) A PImáx maior do que 10 cmH2O está associada ao sucesso do desmame ventilatório.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Escolha uma:
a.
F – F – V – V.
b.
V – F – V – F. Correto
c.
V – F – V – V.
d.
V – F – F – V.
Respostas
respondido por:
4
No caso exposto, não é possível ter certeza se o paciente encontra-se hipoxêmico, pois a oximetria pode estar com a leitura prejudicada.
respondido por:
2
Resposta:
1. No caso exposto, não é possível ter certeza se o paciente encontra-se hipoxêmico , pois a oximetria pode estar com a leitura prejudicada.
2. No caso exposto, o paciente apresenta obstrução das vias aéreas ,possivelmente devido a retenção de secreção pulmonar.
3. v f v f
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás