Respostas
Evidentemente a "inteligência" é um conceito que necessita de relatividade. Para começar teríamos que refletir os critérios que definem este conceito, que por sua vez estão intimamente ligados ao mapa cultural e aos padrões psicossociais a partir dos quais entendemos nossa realidade imediata. E como esses critérios são inevitavelmente subjetivos, então poderíamos afirmar que a inteligência é, até certo ponto, um conceito arbitrário.
Apesar da relatividade do termo, há pelo menos um par de séculos a ciência obstinou-se em construir sistemas ou testes que permitam determinar o nível de inteligência de uma pessoa. Justamente neste 2012 completam-se cem anos da primeira aplicação de um exame de QI, realizada pelo psicólogo alemão William Stern. E conquanto ditos testes vem sendo melhorados ao longo das últimas décadas, por serem constantemente questionados, a verdade é que o famoso teste de QI -que consiste em multiplicar por 100 o resultado da divisão da idade mental pela cronológica- se consolidou como uma referência para determinar quão inteligente é uma pessoa.
De acordo com a escala de Quociente Intelectual, 50% da população mundial oscila ao redor dos 90 e dos 110 pontos, enquanto apenas o 2,5% supera os 120, e apenas 0,5% atinge a fronteira dos 140. A partir deste modelo de medida, mas também levando em conta o sucesso social, a organização Super Scholar deu-se à tarefa de escolher às dez pessoas mais inteligentes, com vida, do planeta. A seguir a listagem que não tem nenhuma hierarquia, simplesmente é uma seleção horizontal:
10-BENJAMIN NETANYAHU, JAMES WOODS, JOHN H. SUNUNU, – QI 180
9-GREGORY SMITH – QI 186
8-PHILIP EMEAGWALI – QI 190
7-GARRY KASPAROV – QI 192
6-RICK ROSNER – 192
5-CHRISTOPHER MICHAEL LANGAN – QI 195
4-KIM UNG-YONG – QI 210
3-CHRISTOPHER HIRATA – QI 225
2-MARILYN VOS SAVANT – QI 228
1-TERENCE TAO – QI 230