A cultura do Brasil é uma síntese da influência dos vários povos e etnias. Não existe uma cultura brasileira perfeitamente homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam, juntas, a cultura no Brasil.
(Elaborado pelo autor, 2019).
Com base em nossas discussões, analise as asserções que seguem:
I. Para Darcy Ribeiro, a formação da cultura brasileira advém de quatro grupos étnicos que são: indígena, portugueses, africanos e outros imigrantes.
II. A cultura indígena já estabelecida antes da chegada dos portugueses foi sendo extinta pelo processo de aculturação (guerra, escravidão e catequização).
III. A cultura portuguesa foi suprimida pela cultura indígena e espanhola, mas foi responsável pela introdução da língua portuguesa no Brasil e da religião católica.
IV. Os povos escravizados que foram trazidos da África para o Brasil contribuíram para a cultura brasileira nos aspectos de dança, música, religião, culinária e idioma.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e III, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
I, II e III, apenas.
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.
Respostas
respondido por:
6
Eu respondi Alternativa 4: I, II e IV apenas, pelo sentido, acredito que logicamente que a cultura brasileira vem dos indígenas, portugueses, africanos e outros imigrantes.
A cultura dos indígenas foi sendo extinta pela aculturação, o que é verdade, onde os indígenas somaram à suas culturas religião e outros fatores dos portugueses na colonização, mesmo havendo tribos atualmente houve a aculturação de hábitos.
A III considero que quem suprimiu foi a cultura portuguesa as demais na colonização sendo predominante, tornando até a língua oficial do Brasil portuguesa e a IV é notável e fato que os povos escravizados trouxeram sua cultura e somaram em todos os aspectos em nossa cultura.
respondido por:
2
Resposta: Alternativa 4: I, II e IV apenas
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás