A ciência se faz presente nas relações sociais. Também, pode-se considerar a própria explicação do homem sobre a natureza e os elementos que atingem diretamente a sua relação com as leis naturais. Um dos princípios fundamentais defendidos por Comte é a busca da compreensão do desenvolvimento social mediante a presença do conhecimento cientifico na vida social, conhecido como "A lei dos três estágios”. Em relação a essa lei, assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: O positivismo trabalha com três estágios: o da ordem, do progresso e da partilha. Alternativa 2: O estágio abstrato possibilita o conhecimento a partir da observação dos fenômenos religiosos. Alternativa 3: O estágio teológico consolida a passagem do estágio abstrato para o físico, sendo o teológico o mais aprimorado no positivismo. Alternativa 4: Os três estágios previstos na lei de Comte também formam um dos princípios do positivismo: o amor como princípio, a ordem como base e o progresso por fim. Alternativa 5: Um dos estágios dessa lei é o físico, no qual, após a observação dos fenômenos físicos, há a possibilidade de observar e comprovar, empiricamente, um progresso social nunca visto antes.
Respostas
A alternativa 4 está correta.
Para Comte, o positivismo ia de encontro a 3 estados, sendo:
O metafísico;
O empírico;
O teológico.
Deste modo, o pensamento positivista parte da concepção que a subjetividade é colocada em prática a partir da observação dos fatores e das hipóteses que seguem o problema.
Por isso, Comte teve uma grande influência na Sociologia enquanto ciência e no campo de pesquisa, desenvolvendo um método para solucionar assuntos comuns ao indivíduo e a sociedade ao seu redor, servindo de base para os instrumentos científicos até os dias de hoje.
Respondi a alternativa 5:
Um dos estágios dessa lei é o físico, no qual, após a observação dos fenômenos físicos, há a possibilidade de observar e comprovar, empiricamente, um progresso social nunca visto antes.