Respostas
Vamos lá. Bem simples...
Na membrana plasmática de uma célula existe uma camada de FOSFOLIPÍDEOS, esta camada é seletiva, ela não deixa qualquer substância passar, se não a célula viraria uma bagunça! Apenas as substâncias que a célula precisa passam por ali, e pra passar elas precisam ser TRANSPORTADAS.
Existem dois tipos de transporte: ativo e passivo.
O transporte PASSIVO é chamado assim porque ocorre quando uma molécula ou íon passa pela membrana sem gastar energia, ou seja, passivamente. Ela pode atravessar diretamente a membrana ou utilizar proteínas chamadas permeases que servirão para transporta-la. De qualquer forma, o transporte é passivo pois NÃO gasta energia, é à favor do gradiente de concentração
O transporte ATIVO é assim chamado pois ele NECESSITA de um gasto de energia. A molécula ou íon não pode entrar naturalmente, então ela é "empurrada", por assim dizer. Imagine que você está tentando entrar num ônibus lotado, mas não consegue... então alguém vem e te empurra pra dentro! pois é, houve gasto de energia. É mais ou menos assim! A molécula ou íon precisa ir CONTRA o gradiente de concentração (diferente do anterior, onde ela precisava ir à favor do gradiente)