Atente para a seguinte afirmação: “Ao desenvolver as modalidades esportivas no âmbito escolar, os professores, na maioria das vezes, concentram suas ações em ensinar movimentos e gestos técnicos específicos, mas, para o aluno adquirir um amplo conhecimento desse conteúdo, entendemos que seja fundamental [ir] além da aprendizagem de movimentos esportivos [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARROSO, A. L. R.; DARIDO, S. C. A pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: conceitual, procedimental e atitudinal. Revista de Educação Física/UEM, Maringá, v. 20, n. 2, p. 281-289, 2009. p. 281. Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Praxiologia motriz: novas proposições para o treinamento de jogos esportivos coletivos sobre os processos de treinamento dos jogos esportivos coletivos com fragmentação de fenômenos complexos, analise as afirmativas: I. São balizados por concepções cartesianas, atreladas a um pensamento inatista e empirista tradicional. II. Os treinamentos esportivos são descontextualizados da lógica da modalidade, com forte tendência tecnicista. III. Neles, o todo é compreendido como sendo mais que a soma das partes, com interação em ambiente de dinamicidade. São corretas apenas as afirmativas: A I B II C III D I e II E II e III
Respostas
I é falsa, o pensamento cartesiano é racionalista, e não empirista, sendo esta associação não só imprópria, mas impossível.
II é falsa, o objetivo não é descontextualizar o treinamento esportivo, apenas reforças pontos específicos que destoam da capacidade técnica geral.
III é verdadeira, de modo a, por meio do correto desenvolvimento das partes, desenvolver o quadro geral.
É correta a alternativa C.
D I e II
Comentário: As afirmativas I e II são corretas: “Os processos de treinamento dos JECs [jogos esportivos coletivos] foram, por muito tempo, balizados por concepções cartesianas, atreladas a um pensamento analítico que consistia na fragmentação de fenômenos complexos, para posteriormente se obter o conhecimento do todo [...]. Nessa linha de pensamento, muito atrelada ao inatismo e ao empirismo, destacam-se treinamentos descontextualizados da lógica da modalidade e com forte tendência tecnicista, constituindo uma abordagem bastante tradicional e fragmentada da Educação Física no geral e, especialmente, do treinamento esportivo [...]” (texto-base Praxiologia motriz..., p. 310). A afirmativa III é falsa, pois aborda a tendência que busca superar a fragmentação: “Uma nova tendência vem a superar esse modelo supracitado, confrontando essa perspectiva a partir do um paradigma interacionista. O todo é compreendido como mais do que a soma das partes, em que os jogadores não são apenas executores de ações motoras, mas sim seres humanos interagindo em um ambiente dinâmico e social [...]” (p. 310).