Leia os itens a seguir atentamente assinalando-os como (V) verdadeiros ou (F) falsos. Em seguida, corrija os falsos no seu caderno.
A( ) A estrutura da sociedade feudal entrou em declínio após séculos de dominação do clero e dos senhores feudais sobre os servos e camponeses.
B( ) Durante o declínio do feudalismo a ideologia da Igreja se fortaleceu como forma de explicação dos acontecimentos da época – eram explicações antropocêntricas.
C( ) A economia pouco mudou durante o período de transição uma vez que continuaram a existir quem dominasse e quem realmente trabalhava.
D( ) A revalorização da razão e trabalhos de importantes teóricos como Platão e Maquiavel influenciaram na busca por conceitos que entendessem o crescimento da vida urbana.
E( ) As cidades cresceram rápida e organizadamente, especialmente na Europa, comportando a quantidade de pessoas que saíram do campo e dos feudos a procura de trabalho.
F( ) Na verdade, as cidades apresentaram vários problemas sociais – como a violência e a fome – que foram pronta e unicamente explicados pelas teorias teocêntricas.
G( ) Ao longo da transição feudalismo-capitalismo, os artesãos que acumularam capital deram origem à classe burguesa, enquanto aqueles que não acumularam capital deram origem aos trabalhadores assalariados ou proletários.
H( ) No período de transição surgem a burguesia e o proletariado, ambos proprietários dos meios de produção (como máquinas e capital) e da propriedade privada na sociedade capitalista.
I( ) No capitalismo há uma relação de exploração entre burgueses e proletários.
J( ) A Revolução Francesa foi um importante marco para os trabalhadores uma vez que deu a eles o poder político que necessitavam no século XVIII.
K( ) A Revolução Industrial consolidou o processo de produção (em massa) capitalista e sua obtenção de lucro e também o poder econômico da burguesia.
L( ) Assim, verifica-se que a chamada Dupla Revolução – Francesa e Industrial – foi o marco de consolidação do processo de transição para a sociedade capitalista.
M( ) Pode-se afirmar que o surgimento da Sociologia está ligado às transformações ocorridas desde o final da sociedade feudal e, em particular, à revalorização da ciência para explicação dos problemas sociais da época.
N( ) A Sociologia nasce autônoma e soberana, sem relação com nenhuma das ciências que já existiam, uma vez que é fruto da ciência e da razão.
Respostas
A sequência correta da questão é a:
A ( V ) A estrutura da sociedade feudal entrou em declínio após séculos de dominação do clero e dos senhores feudais sobre os servos e camponeses.
B ( F ) Durante o declínio do feudalismo a ideologia da Igreja se fortaleceu como forma de explicação dos acontecimentos da época – eram explicações antropocêntricas.
C ( F ) A economia pouco mudou durante o período de transição uma vez que continuaram a existir quem dominasse e quem realmente trabalhava.
D ( V ) A revalorização da razão e trabalhos de importantes teóricos como Platão e Maquiavel influenciaram na busca por conceitos que entendessem o crescimento da vida urbana.
E ( F ) As cidades cresceram rápida e organizadamente, especialmente na Europa, comportando a quantidade de pessoas que saíram do campo e dos feudos a procura de trabalho.
F (V ) Na verdade, as cidades apresentaram vários problemas sociais – como a violência e a fome – que foram pronta e unicamente explicados pelas teorias teocêntricas.
G ( V ) Ao longo da transição feudalismo-capitalismo, os artesãos que acumularam capital deram origem à classe burguesa, enquanto aqueles que não acumularam capital deram origem aos trabalhadores assalariados ou proletários.
H ( F ) No período de transição surgem a burguesia e o proletariado, ambos proprietários dos meios de produção (como máquinas e capital) e da propriedade privada na sociedade capitalista.
I ( V ) No capitalismo há uma relação de exploração entre burgueses e proletários.
J ( V ) A Revolução Francesa foi um importante marco para os trabalhadores uma vez que deu a eles o poder político que necessitavam no século XVIII.
K ( V ) A Revolução Industrial consolidou o processo de produção (em massa) capitalista e sua obtenção de lucro e também o poder econômico da burguesia.
L ( V ) Assim, verifica-se que a chamada Dupla Revolução – Francesa e Industrial – foi o marco de consolidação do processo de transição para a sociedade capitalista.
M ( V ) Pode-se afirmar que o surgimento da Sociologia está ligado às transformações ocorridas desde o final da sociedade feudal e, em particular, à revalorização da ciência para explicação dos problemas sociais da época.
N ( F ) A Sociologia nasce autônoma e soberana, sem relação com nenhuma das ciências que já existiam, uma vez que é fruto da ciência e da razão.
Espero ter ajudado!