Respostas
resposta:
Secretaria de Educação de Alagoas (Seduc/AL) emitiu uma nota em resposta à carta do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, em que pede para escolas de todo o país grave os estudantes, enfileirados, cantando o Hino Nacional. Segundo a Seduc, em Alagoas as escolas não serão obrigadas a cantar o Hino e ficará a critério de cada unidade fazê-lo.
No final de fevereiro, o Ministro da Educação enviou um email a escolas públicas e privadas propondo que alunos, professores e funcionários se perfilassem diante da bandeira do Brasil para cantar o hino nacional. Na verdade, a proposta do ministro foi determinada por lei em 1936, no governo Getúlio Vargas, e reiterada tanto pela legislação do Regime Militar, em 1968 e 1971; quanto pela lei 12.031/09, do governo Lula.
O órgão estadual afirma que defende a autonomia de cada escola e, por isso, a unidade é quem deve escolher se canta ou não o Hino Nacional. Com relação à filmagem, pedida pelo Ministério da Educação, a secretaria informou que é preciso que seja respeitado o regimento interno da escola, “observando as questões legais quanto ao uso de imagem e autorização dos pais ou responsáveis pelos estudantes menores de idade”