Respostas
A função horária do espaço de um carro em movimento retilíneo uniforme é dada pela seguinte expressão: x = 100 + 8.t. Determine em que instante esse móvel passará pela posição 260m.
Por definição, é aquele em que a velocidade escalar é constante e diferente de zero, de modo que o móvel sofre iguais variações de espaço em iguais intervalos de tempo.
Na natureza, encontramos casos interessantes de movimentos uniformes, como a propagação da luz e do som em meios homogêneos ou o movimento de uma rocha numa região do Universo em que o campo gravitacional é desprezível.
Um rocha lançada em uma região do Universo de gravidade desprezível realiza um movimento uniforme e retilíneo.
Imagine um carro de montanha-russa, onde no instante inicial (0) está no início dos trilhos (marco 0), a partir do ponto 1, um metro e um segundo depois, sua velocidade é de 1 metro por segundo. No ponto 2, um metro e um segundo após, sua velocidade continua a mesma. No ponto 3, um metro e segundo depois, sua velocidade continua a mesma sob os trilhos. Conclui-se então que trata-se de um movimento uniforme, porque após iguais intervalos de tempo tem-se iguais posições referentes à velocidade, isto é, a velocidade é constante (1m/s), por isso a cada segundo, o trem anda um metro, servindo para todos os instantes.
Espero que tenha ajudado!