O Estado Brasileiro passou por diferentes reformas administrativas até que se atingisse a forma de organização atual. Dentre essas reformas, destaca-se o Federalismo como uma estrutura de organização do Estado que, dentre outras características, visa o seu bom funcionamento.

SILVA, B. E. B.; MELLO, R. M. Ética, Processos Decisórios e Negociação Aplicados a Gestão Pública. Maringá: Unicesumar, 2019.

Acerca do Federalismo e seus conceitos, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
A Coroa Portuguesa, ao criar as capitanias hereditárias no Brasil, fundou as bases do Federalismo, que existe desde o período imperial.

Alternativa 2:
O Brasil é um exemplo de Federalismo por ideologia, pois as ideias sobre o Estado foram construídas na Constituinte de 1988.

Alternativa 3:
O Federalismo pode ser conceituado como um arranjo institucional construído a partir das ideias sobre um estado.

Alternativa 4:
Pacto Federativo representa o conceito segundo o qual os Estados são autônomos e não há um poder soberano.

Alternativa 5:
O modelo federalista é uma construção que surgiu apenas com a democracia e a Constituição Federal de 1988.

Respostas

respondido por: leorodrigues77
19

Alternativa 1.

A Coroa Portuguesa, ao criar as capitanias hereditárias no Brasil, fundou as bases do Federalismo, que existe desde o período imperial.

Pag. 50.

Em nosso país podemos dizer que um modelo de federalismo existe desde o período imperial, pois Portugal não conseguia governar um território do tamanho do nosso e se viu obrigado a dividir nosso país nas capitanias hereditárias, administradas por nobres em nome da Coroa Portuguesa.

respondido por: neritonsoares
0

Resposta:

Letra A. - A Coroa Portuguesa, ao criar as capitanias hereditárias no Brasil, fundou as bases do Federalismo, que existe desde o período imperial.

Explicação:

pag 50 do livro

Perguntas similares