Você é o(a) professor(a) responsável por uma turma de 1º ano do Ensino Médio, que possui adolescentes com 15 e 16 anos de idade. Após uma palestra sobre a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), a diretora da escola enfatizou que a Língua Portuguesa deve orientar uma abordagem integrada das linguagens e de suas práticas, para que os jovens possam vivenciar experiências significativas com práticas de linguagem em diferentes mídias (impressa, digital, analógica), aplicadas em situações diversas.
Assim, seu desafio consiste em criar uma situação comunicativa que tenha relação com o cotidiano do adolescente, de modo que ela indique como se dá a comunicação. Em seguida, justifique a sua escolha.
Respostas
As bases nacionais na educação são utilizadas como um mecanismo de mensuração das atividades e da forma como a educação deve ser colocada em prática, tendo a oralidade como uma protagonista nesse processo, pois é a partir dela que a comunicação é realizada.
Uma situação interessante pode ser vista na promoção do diálogo com o educador sobre algumas dúvidas em filosofia e sociologia, sobre como o pensamento científico se desenvolve, sobre a diferenciação das noções de conhecimento são divididas, e, após esse contato ele passe para os amigos da escola o que aprendeu.
Assim, a empatia e a cooperação explicam o processo participativo, onde é importante que todos os indivíduos presentes na educação venham a elaborar questões coletivas para realizar suas tarefas, não apenas as assimilando mas tendo um aprendizado que poderá ser utilizado fora do espaço escolar.
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Uma situação comunicativa deve contextualizar um determinado gênero textual, ou seja, envolve um lugar (quadro espaço-temporal/contexto), o propósito comunicativo (finalidade da comunicação), os participantes (interlocutores) e o gênero textual que será utilizado. Os participantes utilizam os conhecimentos linguísticos, ideológicos, culturais, sociais, crenças e valores, que vão compor a situação comunicativa.
São várias as situações comunicativas relacionadas ao cotidiano dos adolescentes, porém os novos gêneros tornam-se altamente relevantes, como post, meme, mashup, playlist comentada, reportagem multimidiática, relato multimidiático, vlog, vídeo minuto, political remix, tutoriais em vídeo, entre outros. Também as novas ações, procedimentos e atividades como curtir, comentar, redistribuir, compartilhar, taguear, seguir/ ser seguido, remixar, curar, colecionar/descolecionar, colaborar, entre outras, devem ser discutidos com os adolescentes.
Explicação: