• Matéria: Geografia
  • Autor: kyaramoraes
  • Perguntado 7 anos atrás

qual foi a importância de mandela no fim da política de apartheid?

Respostas

respondido por: gabrielecarla
2

Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo, 18 de julho de 1918 — Joanesburgo, 5 de dezembro de 2013) foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e pai da moderna nação fsul-africana, onde é ...

respondido por: Caiofeliperes12345
1

O QUE FOI O APARTHEID?

Apartheid significa “separação” em africâner, língua falada na África do Sul cujas origens remetem ao idioma neerlandês, dos holandeses. O apartheid foi um sistema de segregação racial instituído na África do Sul em 1948 pelas elites brancas que controlavam o país e sustentava-se no mito da superioridade racial europeia. Baseando-se na crença de que os brancos europeus eram superiores aos negros e outras etnias, os brancos acreditavam que deveriam viver separados.

Nelson Mandela foi o líder de maior destaque na luta contra o sistema de segregação racial na África do Sul. Privilegiado em relação aos outros negros, ele teve a possibilidade de estudar em boas escolas e chegou à universidade. Começou a envolver-se com a política na luta contra o apartheid juntamente com outros líderes negros, como Oliver Tambo e Steve Biko. Em 1962 ele foi preso pela primeira vez por incentivar greves e viajar ao exterior sem autorização e, em 1964, foi condenado à prisão perpétua por participar de movimentos armados.

Mandela passou 27 anos de sua vida preso. Mesmo de dentro da prisão conseguiu manter a liderança do seu povo pela luta contra o sistema racista. Durante o período em que estava preso recebeu propostas para ser libertado, com a condição de que não se envolvesse com os movimentos políticos, mas recusou. Saiu da prisão apenas em 1990.

Perguntas similares