Respostas
A chamada "Revolta da Vacina" foi uma insurreição popular ocorrida no Rio de Janeiro no início do século XX. A revolta ocorreu como uma reação popular à campanha da vacinação obrigatória, posta em prática pelo sanitarista Oswaldo Cruz.
Causas da Revolta da Vacina
A causa principal da Revolta da Vacina foi, sobretudo, o modo como foi implantada a campanha da vacinação obrigatória.
A campanha em si foi idealizada pelo sanitarista Oswaldo Cruz, que foi empossado Diretor Nacional de Saúde Pública, no Rio de Janeiro, na época capital federal. Isto foi feito a mando do Presidente Rodrigues Alves, como parte de uma série de reformas e projetos de urbanização idealizados pela presidência, entre elas a demolição de cortiços e favelas e de boa parte das construções antigas do centro do Rio, e a criação das brigadas de mata-mosquitos, destinadas a combater as principais doenças epidêmicas transmitidas pelo inseto, como a malária e a febre amarela.
Antes da realização da campanha, as outras reformas do presidente já se mostravam impopulares, pois deslocaram uma parte substancial da população com suas reformas urbanas, e já havia implantado as brigadas mata-mosquito de forma truculenta, entrando à força nas casas se necessário, e frequentemente escoltadas por policiais ou militares.
A revolta começou quando, estando boa parte da cidade em ruínas em razão da demolição dos cortiços e outras construções antigas do centro, e a população revoltada com a maneira que o governo tinha implantado os mata-mosquitos, se anunciou que seriam criadas mais brigadas para promover uma vacinação obrigatória geral, e que essas brigadas tinham autorização para entrar nas casa à força e igualmente a força deter e vacinar quaisquer de seus habitantes, conforme fosse necessário.
espero ter ajudado