No início de todos os anos, os veículos de mídia só falam de uma coisa: declaração do Imposto de Renda. São muitas reportagens falando sobre o assunto e milhares de brasileiros desesperados para preencher a declaração de IR antes do prazo final e com muito medo de cair na malha fina. Mas declarar os seus impostos não precisa ser um filme de terror!
Quanto aos erros cometidos no momento da entrega da declaração de impostos de renda, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1: Na declaração de Imposto de Renda, os bens devem ser declarados pelo valor de aquisição.
Alternativa 2: Os imóveis devem ter seus valores atualizados na declaração deste ano em relação a declaração de 2018.
Alternativa 3: O índice de inflação IPCA, índice oficial da inflação, deve ser o indicador utilizado para atualizar o valor dos imóveis registrados na declaração de imposto de renda.
Alternativa 4: As dívidas ou obrigações não são bens, logo, a Receita Federal não tem interesse em saber informações quanto as dívidas dos contribuintes de imposto de renda.
Alternativa 5: Se a aquisição do imóvel for realizada a prazo ou financiado, o valor de compra, independentemente do valor desembolsado deve ser registrado o bem pelo valor total da transação e não pelos valores pagos.
Respostas
No início de todos os anos, os veículos de mídia só falam de uma coisa: declaração do Imposto de Renda. São muitas reportagens falando sobre o assunto e milhares de brasileiros desesperados para preencher a declaração de IR antes do prazo final e com muito medo de cair na malha fina.
Quanto aos erros cometidos no momento da entrega da declaração de impostos de renda omitir informações como bens, direitos, dívidas, rendas, etc. É necessario declarar tudo que é pedido na declaração de IR.
Na declaração de Imposto de Renda, os bens devem ser declarados pelo valor de aquisição, e não pelo valor de mercado atual. Se a aquisição do imóvel for realizada a prazo ou financiado, deve-se declarar o valor pago no ano anterior e não o valor total.
Outros dos erros comuns são:
- Não fazer a declaração de IR
- Não atualizar os dados cadastrais
- Declarar dependentes sem relação familiar
- Usar o valor de mercado
- Não declarar investimentos
- Não conferir os dados antes de enviar
Resposta : Alternativa 01
Explicação:
Na declaração de Imposto de Renda, os bens devem ser declarados pelo valor de aquisição.