Respostas
A cromatina é um filamento de DNA muito longo e muito fino, localizado no núcleo da célula interfásica (não em divisão). Na célula humana, contam-se 46 desses filamentos. Quando a célula inicia seu processo de divisão (mitose ou meiose), esses filamentos se espiralizam (enrolam-se sobre si mesmos) e se condensam, transformando-se nos famosos cromossomos. Ou seja, eles são praticamente a mesma coisa, porém com estruturas diferentes. O cromossomo é a cromatina enroladinha, pronto a ser duplicado na fase S da interfase para a divisão celular.
-Cromatina e Cromossomos:
Cromatina: Cromatina consiste num complexo de DNA, RNA e proteínas que está presente no núcleo celular dos eucariontes, em forma de um longo filamento.
Cromossomos: Cromossomos são estruturas compostas de DNA que, por sua vez, carregam os genes de um ser vivo, responsáveis por definir as características físicas particulares de cada indivíduo.
Diferença: A diferença está no fato do filamento da cromatina se encontrar no núcleo da célula interfásica, ou seja, que não está em divisão. A partir do momento que a célula inicia o seu processo de divisão, os filamentos de cromatina se enrolam sobre si mesmos e se condensam. Assim nascem os cromossomos.
Em suma, a cromatina e o cromossomo são quase a mesma coisa, mas com estruturas diferentes.