O início da sociedade atual, a chamada sociedade contemporânea, presenciou um dos fatos mais violentos de todos os tempos: o imperialismo das nações europeias sobre as nações africanas. A justificativa elencada pelas nações dominantes era a de que “as nações africanas estavam em estágio primitivos de desenvolvimento e precisavam ser civilizadas, desenvolvidas”. Entretanto, os motivos eram outros. Tratava-se da exploração econômica do continente. O fato mais assustador foi que a ciência da época encontrou argumentos para legitimar este fato. O darwinismo social afirmava e comprovava, via saberes científicos, a existência de sociedades mais evoluídas e de outras menos evoluídas.
Pautado nos estudos realizado na disciplina, particularmente no que se refere a formação das ciências no século XIX e os desdobramentos do capitalismo, comente sobre os perigos do conhecimento científico quando utilizados para fins políticos ou econômicos e quais as alternativas sociais para estes eventos .
Respostas
Além do darwinismo social, vale salientar que nessa época, que se estendeu até a Segunda Guerra, houve o início dos estudos mais aprofundados no que diz respeito a genética. Dessa forma, assim como fizeram com Darwin, os ideias de eugenia propostas por Galton foram desvirtuadas, assim, dando inicio as tentativas de criar uma raça superior e meios que justificassem a inferioridade dos judeus, o que desencadeou o holocausto.
Voltado aos fins políticos e econômicos, sabe-se hoje que várias grandes corporações estadunidenses foram crucias para que Hitler desenvolvesse ainda mais seu pensamento antissemita, sendo influenciado diretamente por Henry Ford (considerado um exemplo por Hitler). Além da Ford, a General Motors, IBM, a Fundação Rockfeller, entre outras, como Havard, foram crucias para a segregação (pensamento antissemita, além do investimento de bilhões de dólares no território alemão, assim, incentivando os estudos eugênicos e equipando a máquina de gerra alemã.
Sendo assim, a única alternativa, ao meu ver, se trata do estudo, pois só por meio deles que conseguimos nos livrar de toda e qualquer forma de doutrinação.