• Matéria: Administração
  • Autor: ingridelimasouza
  • Perguntado 7 anos atrás

Texto 1 ​As redes seriam incompreensíveis se apenas as enxergássemos a partir de suas manifestações locais ou regionais. Mas estas são também indispensáveis para entender como trabalham as redes à escala do mundo. [...] podemos descobrir o movimento global através dos movimentos particulares, já que todos esses ciclos são contemporâneos e sincronizados; eles coexistem, estão misturados e somam ou subtraem seus movimentos diante das oscilações do conjunto. Através das redes, podemos reconhecer, grosso modo, três tipos ou níveis de solidariedade, cujo reverso são outros tantos níveis de contradições. Esses níveis são o nível mundial, o nível dos territórios dos Estados e o nível local. ​Santos, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. - 4. ed. 2. reimpr. - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. p.182. Texto 2 ​As tendências mundiais de mercado exigem que as empresas se adaptem a uma nova forma de organização industrial: a aglomeração. Esse conceito não surgiu repentinamente, todavia, essa forma de organização tem despertado cada vez mais interesse nas empresas, á que, mediante o aprendizado coletivo, essas organizações perceberam que podem aumentar suas vantagens competitivas. ​COLLA, Julio Ernesto; PARDO, Paulo. Estudos em Arranjos Produtivos Locais. Maringá-Pr, Unicesumar, 2018.p.16. Os Textos 1 e 2 apresentam a relação do Comércio mundial com a aglomeração ou redes de empresas locais. Nesse sentido, é possível afirmar que: Alternativas Alternativa 1: Há reciprocidade entre economia local e economia internacional para ganhos de competitividade.
Alternativa 2: Interagir como empresa colaborativa dentro da organização industrial é uma nova tendência mundial de mercado.
Alternativa 3: Há uma tendência econômica fundamentada em ideais não lucrativos como forma de desenvolvimento sustentável. Por isso a importância do aprendizado coletivo e solidariedade.
Alternativa 4: O foco de atuação dos estudos em arranjos produtivos locais é a região, de tal forma que as relações mundiais são excluídas da trama interativa das empresas de uma dada cadeia produtiva.
Alternativa 5: É possível perceber que o movimento global reitera a relevância dos movimentos particulares, corroborando a noção do individualismo como motivador para o crescimento econômico.

Respostas

respondido por: makmorales
10

O enunciado deixa claro que os aglomerados industriais e a cooperação entre as empresas é uma tendencia mundial que permite às empresas de uma região ganharem competitividade para participar do comércio internacional.

Desse modo, podemos confirmar a tese de que interagir como empresa colaborativa dentro da organização industrial é uma nova tendência mundial de mercado.

Alternativa 2.

Abraços!

respondido por: sergiohssantosp16dx9
1

Resposta:

Marquei a alternativa 02

Explicação:

Perguntas similares