pesquisar nome de três sítios arqueológicos que existem no Brasil onde estão localizados e o que foi encontrado neles
Respostas
Sítio Arqueológico Pedra Pintada — Pacaraima (Roraima)
Na reserva indígena São Marcos, um imponente rochedo guarda lembranças de civilizações antigas. Em suas paredes, desenhos e símbolos pintados em cor ocre e vermelha atraem a atenção de turistas, pesquisadores e arqueólogos.
Analisando a tinta utilizada, foi possível comprovar que estas pinturas e inscrições devem ter sido feitas há milhares de anos.
Representam figuras de animais, seres humanos, astros e outros sinais ainda indecifrados.
Sítio Arqueológico São João Batista — Entre-Ijuís (Rio Grande do Sul)
A redução foi fundada em 1697, e destacou-se pelo alto grau de desenvolvimento cultural e pelo pioneirismo nos trabalhos de metalurgia. No ano de 1750 a Espanha e Portugal assinaram o Tratado de Madri, que estabeleceu os novos limites territoriais das colônias portuguesas e espanholas na América do Sul. Como resultado deste tratado, foi decretada a retirada forçada dos indígenas e jesuítas espanhóis da região das missões, resultando em conflitos armados de resistência que culminaram na Guerra Guaranítica, provocando o massacre dos indígenas e a desintegração dos Sete Povos.
No ano de 2004, os arqueólogos Vera Lúcia Trommer Thaddeu e José Otávio Catafesto de Souza coordenaram um programa de intervenções arqueológicas junto às obras de consolidação deste sítio arqueológico, resultando no resgate de um importante acervo e na produção de um grande volume de informações sobre o povoado.
Sítio Arqueológico do Lajedo de Soledade — Apodi (Rio Grande do Norte)
Na cidade de Apodi, no sertão do Rio Grande do Norte, a 340 km de Natal, fica o Lajedo Soledade, uma área de aproximadamente 2km2, que há aproximadamente 90 milhões, já foi fundo do mar. O Lajedo é um sítio arqueológico que guarda pinturas rupestres que teriam entre 3 a 5 mil anos e fósseis de animais da Era Glacial..
Os primeiros registros de que foram encontradas pinturas rupestres no Lajedo datam de 1796. Mas só em 1991 foi estabelecido que o local era um sítio arqueológico e que deveria ser preservado. Antes disso, o Lajedo era uma área de extração de calcário. “O que a natureza levou milhões de anos para construir, o homem levou 3 décadas para destruir. Eles extraíam o calcário para fazer cal e vender para usinas de açúcar”.