Respostas
É necessário elucidar que a Iugoslávia originou-se após a Primeira Guerra Mundial (1918), passando a se chamar Reino da Iugoslávia, em 1929...esse país era habitado por vários grupos étnicos (sérvios, croatas, eslovenos, albaneses, turcos, montenegrinos, entre outros), além de apresentar grande diversidade religiosa: católicos, cristãos ortodoxos e islâmicos. Todos esses aspectos geravam grandes divergências entre a população, que manteve uma relação de convivência pacífica em razão do carisma e da liderança do marechal Josip Broz Tito.
A população estava enfrentando graves problemas socioeconômicos: crises econômicas, desemprego, greves de trabalhadores, etc. Para agravar ainda mais a situação, em 1980, o grande líder Tito faleceu,esse cenário fortaleceu os movimentos separatistas das repúblicas da Iugoslávia e, em 1991, Eslovênia e Croácia foram as primeiras nações a declararem independência.
Durante a tentativa de independência da Bósnia-Herzegovina, em 1992, a Europa foi palco do confronto mais violento desde o término da Segunda Guerra Mundial. A chamada “guerra da barbárie” envolveu tropas sérvias, forças armadas croatas e populações bósnias e muçulmanas, num conflito que arrasou o país (essa guerra provocou a morte de mais de 200 mil pessoas, além de 2,5 milhões de refugiados)o processo de independência de Kosovo e os ataques militares promovidos por Slobodan Milosevic aos albaneses habitantes dessa região,a extinção oficial da Iugoslávia, em 2003, quando surgiu um país denominado Sérvia e Montenegro, que, em 2006, foi separado em duas nações: os sérvios e os montenegrinos.