“A premissa inicial para o trabalho docente, que se desdobra nas discussões feitas neste texto sobre as demandas atuais para o ensino de geografia, é a de que esse trabalho deve estar voltado para a aprendizagem geográfica do aluno”.
Respostas
V - F - V - V
Temos as seguintes opções:
I. (V) Cuidar com os estereótipos, com as mensagens ideológicas e com a autenticidade das imagens.
II. (F) Requer um trabalho prévio do professor para escolher o filme como recurso metodológico, pois este deverá prender a atenção dos alunos como uma “mágica” onde não será preciso contextualizar o conteúdo.
III. (V) Trazer temas atuais para discussão, porém, sem arrogância e principalmente sem preconceitos.
IV. (V) Precisa preocupar-se com a relação que se quer transmitir com essa aula, quais conceitos e visões serão passadas aos alunos.
Ensinar a geografia através de filmes não é tão fácil como parece, a princípio é necessário conhecer o filme que será passado aos alunos verificando se não reproduz preconceitos e esteriótipos.
A seguir o filme tem sempre que acrescentar, permitir que o aluno compreenda bem e depois levamos eles ao debate, para enfatizar os conhecimentos que compreendemos como importantes para aqueles alunos.
3)
Uma das premissas apresentadas pelas propostas pedagógicas críticas é de que de se deve partir do aluno, em qualquer programa de ensino. Por que a experiência de vida do aluno deve ser considerada no processo de aprendizagem?
Resposta: d)
A experiência fornece recursos ao processo de aprendizagem
Explicação: RESPOSTA CORRETA
A experiência do educando fornece-lhe diferentes recursos que fazem com que apresentem diferentes habilidades e dificuldades no processo de aprendizagem.