Estudos críticos no campo do currículo apontam que a seleção cultural sofre determinações políticas, econômicas, sociais e culturais. Nesse sentido, a seleção do conhecimento escolar não é um ato desinteressado e neutro, e sim resultado de lutas, conflitos e negociações. Pensando na função do currículo, percebemos porque esse foco de discussão é tão significativo. A partir do fragmento de texto acima, sobre seleção e organização dos conteúdos curriculares e com base no conhecimento adquirido nessa disciplina, discorra sobre as funções dos currículos escolares. Seu texto deve conter entre 10 e 15 linhas.
Respostas
O currículo diz respeito aos conteúdos programáticos, plano de curso, o que permite identificar como os alunos podem chegar até aos objetivos que são estabelecidos pela Base Nacional.
Desta forma, entende-se que o currículo não é imutável e permanente, sempre está sendo modificado, conforme a necessidade dos educandos.
O currículo é uma prática pedagógica que realiza a cultura compartilhada por todos, isto é, uma cultura comum. Trata-se de um labirinto.
O currículo precisa incluir todas as culturas, uma vez que a sociedade é formada por diferentes pessoas, que têm costumes e valores diferentes e que devem ser respeitados.
Para que o currículo seja multicultural é preciso pensar em um novo modelo de educação, aquela que não seja robótica, que não seja dominante, mas participativa.
Abraços!