A atuação do Marquês de Pombal como ministro do reino português, a partir de 1755, foi caracterizada pela implementação de um amplo conjunto de reformas. Entre elas, é correto apontar
a) afirmação da soberania imperial em áreas como a fronteira sul do Brasil, que culminou em confronto aberto com os jesuítas.
b) a abertura dos mercados metropolitanos e coloniais à livre concorrência, que se baseava nos princípios do liberalismo econômico.
c) as medidas que visavam a estimular o desenvolvimento das manufaturas do Brasil e incrementar o seu mercado interno.
d) a extinção das companhias de comércio que atuavam no Brasil e o restabelecimento do sistema de capitanias controladas por particulares.
e) a diminuição da entrada de escravos oriundos do continente africano e o início de uma política migratória para o Brasil.
Respostas
respondido por:
35
A é verdadeira.
Pombal, apesar de um "Absolutista Ilustrado", não era contrário à prática da escravidão e nem permitiu a instalação de manufaturas no país, mas fez com que os interesses imperiais de Portugal fossem respeitados no país, solidificando, por exemplo, as fronteiras ao Sul.
Os jesuítas, que se tornariam os seus grandes inimigos, perderam com isto "terreno" no país, o que facilitou a sua posterior expulsão.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás